MESMO DEPOIS DO BATISMO SOMOS TENTADOS

MESMO DEPOIS DO BATISMO SOMOS TENTADOS

MESMO DEPOIS DO BATISMO SOMOS TENTADOS

(Gen. 2, 7-9; 3, 1-7; Rom. 5, 12-19; Mat. 4, 1-11)

A Quaresma é um pequeno resumo do catecumenado e, ao longo de 5 Domingos, são apresentadas as várias etapas dessa caminhada. No 1º Domingo, o catecúmeno é convidado a conhecer as tentações que o levam a pecar, olhando para Adão e para Jesus.

Apesar de ter conhecido a amizade com Deus, Adão deixa-se seduzir pelo desejo de ser dono da vida e escolhe fazer o que é contrário à vontade de Deus, tornando-se infeliz, porque demasiado orgulhoso e inclinado à satisfação dos próprios interesses. Por isso deixa de ser uma pessoa de comunhão com os outros e com Deus.

Toda a pessoa humana cai na mesma tentação em que caiu Adão. A única forma de vencer as tentações é seguir Jesus e deixar-se atrair pela sua humildade e obediência ao Pai. Também as tentações de Jesus são como as nossas: servir-nos do poder que temos para nosso benefício, para nos safarmos da melhor maneira (sem pensar nos outros nem em Deus, claro!); pretender que Deus faça o que queremos, em vez de fazermos nós o que Ele quer; preocupar-nos com ser famosos, ricos e mais do que os outros, em vez de estar ao serviço dos mais pobres e necessitados.

Para vencer as tentações Jesus usou sempre as Sagradas Escrituras, onde encontrou uma sabedoria diferente da sabedoria humana. Caro cristão, que uso fazes da Palavra de Deus (Bíblia)?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *