MESMO DEPOIS DO BATISMO SOMOS TENTADOS

MESMO DEPOIS DO BATISMO SOMOS TENTADOS
(Gen. 2, 7-9; 3, 1-7; Rom. 5, 12-19; Mat. 4, 1-11)
A Quaresma é um pequeno resumo do catecumenado e, ao longo de 5 Domingos, são apresentadas as várias etapas dessa caminhada. No 1º Domingo, o catecúmeno é convidado a conhecer as tentações que o levam a pecar, olhando para Adão e para Jesus.
Apesar de ter conhecido a amizade com Deus, Adão deixa-se seduzir pelo desejo de ser dono da vida e escolhe fazer o que é contrário à vontade de Deus, tornando-se infeliz, porque demasiado orgulhoso e inclinado à satisfação dos próprios interesses. Por isso deixa de ser uma pessoa de comunhão com os outros e com Deus.
Toda a pessoa humana cai na mesma tentação em que caiu Adão. A única forma de vencer as tentações é seguir Jesus e deixar-se atrair pela sua humildade e obediência ao Pai. Também as tentações de Jesus são como as nossas: servir-nos do poder que temos para nosso benefício, para nos safarmos da melhor maneira (sem pensar nos outros nem em Deus, claro!); pretender que Deus faça o que queremos, em vez de fazermos nós o que Ele quer; preocupar-nos com ser famosos, ricos e mais do que os outros, em vez de estar ao serviço dos mais pobres e necessitados.
Para vencer as tentações Jesus usou sempre as Sagradas Escrituras, onde encontrou uma sabedoria diferente da sabedoria humana. Caro cristão, que uso fazes da Palavra de Deus (Bíblia)?