Impacto da guerra em Cabo Delgado
GUERRA PREOCUPA OS PSICÓLOGOS QUANTO AO FUTURO DAS CRIANÇAS
A Associação provincial dos psicólogos está preocupada com o impacto psicológico que a guerra em Cabo Delgado está a causar as crianças e várias famílias.
Este pronunciamento surge numa altura em que várias crianças da província de Cabo Delgado, dos distritos onde eclodiu o conflito armado, estão acomodados em locais de acolhimento construídos para as famílias que se deslocaram por causa dos ataques terroristas protagonizados pelos insurgentes.
O psicólogo Nuno Miguel, explicou que a associação dos psicólogos na província de Nampula realizam campanhas de sensibilização para todas as crianças e famílias vindas de Cabo Delgado, como forma de ajuda-las a reintegrarem-se na vida social sem trauma e stress da guerra.
Imagine para uma criança “-observou Nuno Miguel acrescentando que para além de ajudar as crianças e famílias vindas de Cabo Delgado, os psicólogos também vão realizar actividades para aquelas famílias afectadas pelo COVID-19, para que estejam cientes da grandeza da doença e como se podem manter distante do vírus.
A fonte explicou que o governo deve criar uma estratégia de como integrar a criança depois do reinicio das aulas, tendo em conta que a mesma, não dispõe de documento comprovativo da classe que frequenta, para que não esteja prejudicada no final do ano lectivo.
Nuno Miguel referiu-se igualmente da retracção do investimento no país, devido aos ataques de Cabo Delgado, apelando para o efeito, a união dos moçambicanos para identificar a causa principal desta desestabilização.
(Por Júlio Assane)