Realizou-se na última terça-feira (01.09) na cidade de Nampula o funeral do Antigo deputado da RENAMO na Assembleia da República de Moçambique, Vasco Novaela Charamadane.
Charamadane aderiu ao partido RENAMO ainda jovem em 1983 e, nas primeiras eleições multipartidárias de 1994, foi eleito como deputado da Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Nampula, onde devido o seu empenho na casa do povo naquele ano foi eleito pela segunda vez como deputado, 1999.
A despedida com o corpo presente do malogrado contou com a presença do presidente da Resistência Nacional de Moçambique – (RENAMO) Ossufo Momade, o qual exaltou a figura de Vasco Novaela Charamadane, devido ao seu contributo no crescimento do partido durante a sua permanência enquanto membro.
Ossufo Momade explicou que devido o seu empenho na Assembleia da República, Vasco Charamadane foi eleito chefe provincial dos assuntos religiosos e membro da comissão politica provincial e membro da comissão nacional.
Ossufo Momade explicou que o desaparecimento físico do ex-deputado da assembleia da republica deixa um vazio na família e no partido, pelo facto dele ter mostrado um bom exemplo para o crescimento do partido RENAMO.
“A morte é a única certeza de que todos temos, mas quando ela aparece, nos colhe sempre de surpresa” – avançou Ossufo Momade.
Aquele dirigente explicou que Charamadane morre num momento em que o partido precisa dos seus conselhos para o crescimento da RENAMO.
Vasco Novaela Charamadane morreu no dia 31.08 no Hospital Central de Nampula com 76 anos de idade e deixa uma viúva e quatro filhos.