Fundação MASC em Nampula
Capacita jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social
Mais de 15 jornalistas dos diferentes órgãos de comunicação social da cidade de Nampula estão a ser formados está segunda-feira (14.09) pela Fundação MASC sobre o papel dos midia no combate ao radicalismo religioso.
Este evento promovido pela Fundação MASC surge numa altura em que o país está a ser alvo de ataques terroristas na vizinha província de Cabo Delgado, por indivíduos sem rosto que usam o alcorão para matar e expulsar pessoas de Cabo Delgado com fins obscuros.
Por conta desses ataques terroristas em Cabo Delgado, tem sido notório à propagação do extremismo violento suscitando uma série de preocupações a nível político, económico, social, religioso e de segurança. O grupo mais conhecido localmente como “al-shabaab” entre outros nomes é responsável por mais de centenas de mortes, destruição de propriedades e deslocamento de milhares de pessoas daquela província vizinha de Cabo Delgado.
O director executivo da Fundação MASC, João Pereira, disse que o objectivo da capacitação dos jornalistas desta cidade é de criar novas estratégias de como podem criar uma boa reportagem ligada com os ataques que estão a acontecer na província de Cabo Delgado.
“Os terroristas estão a matar pessoas em nome do islão por isso há essa necessidade de os midias serem envolvidos na divulgação de informações sobre o que está acontecer em Cabo Delgado”.
Alguns jornalistas ouvidos pela Vida Nova, disseram que a capacitação vai ajudar aos jornalistas desta cidade a terem mais conhecimentos sobre as modalidades de como abordar um assunto que está ligado com a situação dos ataques em Cabo Delgado.
“Muitas vezes o jornalista tem medo de fazer uma reportagem investigativa sobre os ataques de Cabo Delgado pressupondo que será processado” avançaram as nossas fontes as quais consideram não haver liberdade para abordar o assunto de Cabo Delgado.
(Júlio Assane)