A desnutrição
Por Paulino José de Castro
Desnutrição é a falta de nutrientes no corpo. Esses nutrientes podem ser específicos, como ferro ou zinco, ou in específicos, como a falta de calorias. Esta doença é responsável por ⅓ das mortes infantis de cada ano.
Entre as mais comuns faltas de nutrientes estão a glicose, proteínas, ferro, iodo e deficiência de vitamina A. Algumas dessas são comuns durante a gravidez.
A desnutrição pode causar diversos problemas de crescimento, neurológicos, psicológicos e, até mesmo, levar à morte. É especialmente comum em países como Moçambique, mas qualquer um em qualquer lugar pode ficar desnutrido. Mesmo pessoas que parecem gordinhas podem sofrer com a falta de nutrientes em seu corpo.
Causas: Diversas situações podem causar a desnutrição. São elas:
Distúrbios alimentares: Anorexia nervosa, bulimia nervosa e ortolexia são alguns dos distúrbios alimentares que podem causar desnutrição. Elas levam a pessoa a reduzir a sua alimentação e às vezes até parar com ela por completo, causando falta grave de nutrientes.
Dieta sem nutrientes: Não são apenas pessoas que comem pouco que podem ficar desnutridas. Uma alimentação completamente voltada para carboidratos como pães, massas, refrigerantes, salgadinhos, pode deixar uma pessoa gorda e desnutrida ao mesmo tempo.
Factores de risco: Alguns factores podem facilitar o desenvolvimento da desnutrição e pessoas que se encaixam nele devem se cuidar. São eles: Dificuldades socioeconómicas; Idade avançada; Má alimentação; Doenças crónicas; Alcoolismo; Perda excessiva de peso em pouco tempo.
Sintomas
Os diversos sintomas de desnutrição são os seguintes:Fraqueza; Irritabilidade; Falta de concentração; Desmaios; Emagrecimento acelerado; Pele grossa; Perda de massa muscular; Cicatrização lenta; Recuperação de infecções lenta; Diarreia persistente; Dificuldade de se aquecer; Letargia; Inchaços; Anemia; Crescimento abaixo do esperado para a idade; Mudanças de comportamento; Mudanças na cor da pele, cabelo e olhos.
Os nutrientes em falta podem causar mudanças físicas na criança. Seus olhos podem ficar acinzentados, assim como os cabelos, que podem ganhar um tom de cinza, avermelhado ou loiro.
Desnutrição tem cura?
Sim, adesnutrição tem cura. Entretanto, não é em todos os casos que ela pode ser curada. É necessário lidar com duas situações: a falta de nutrientes em si e a causa da desnutrição.
Quando a desnutrição é primária, o processo de cura é mais intuitivo, mas não necessariamente mais fácil. Mudar a dieta para uma que possua todos os nutrientes necessários ao corpo é a solução, mas nem sempre isso é possível numa situação económicadifícil, por exemplo.
O tratamento para a desnutrição consiste em renutrir a pessoa e tratar a causa. As causas podem variar de falta de alimentos e alimentação inadequada a infecções por vermes e câncer.
Cada tipo de causa da desnutrição requer seu próprio tratamento específico. Entretanto, a renutrição costuma seguir os mesmos processos em todos os casos e só varia de acordo com a severidade da desnutrição do paciente.