Relacionamento de amor o que é?
Por António Bonato
Hoje vamos identificar o “cardápio” dos namoros para descobrir que tipo de namoro eu quero.
Namoro boxer: é só pancada! Eles vivem brigando.
Namoro Fórmula 1: é tudo muito rápido.As pessoas podem se machucar muito, pois andam em altas velocidades afectivas.
Namoro Agente Secreto: é aquele que ninguém pode saber. Geralmente, nós só escondemos aquilo que é errado!
Namoro Amnésia: namora uma pessoa só para se esquecer de outra.
Namoro Casa de Recuperação: fica com uma pessoa só para ajudá-la a sair dum problema. Você deve namorar alguém somente se for a pessoa certa, porque você não é casa de recuperação.
Namoro Funcionário Fantasma:é fofo mas… ele nunca aparece!
Namoro Catequista: a pessoa diz: “Vou ficar com ele só para levá-lo à Igreja”.
Namoro Tartaruga: eles estão juntos há mais de 10 anos, mas nada de se casarem. Deixe de enrolar!
Namoro Patrão e Empregado: um vive mandando no outro. Em um relacionamento verdadeiro, é preciso aprender a se respeitar, decidir as coisas juntos.
Namoro Home-hotel: transformaram a casa dos pais num hotel. Isso acontece muito com os pais que dizem preferir que os filhos tenham sexo na própria casa, cujo ambiente é familiar e estão seguros e protegidos etc., etc. Protegidos dos ladrões? Talvez sim, mas será que estão protegidos contra um casamento infeliz? O que começa errado pode terminar certo?
Namoro Filme de Terror: vive levando susto! Há situações de relacionamentos antigos que precisam ser resolvidos. Não pense que todos os relacionamentos são iguais!
Namoro Jaula: depois que você entrou nele, não pode mais ver ninguém, pois ele o proíbe de estar com pessoas que já faziam parte da sua história antes dele chegar.
Namoro Espaço Sideral: ele é sem limites. Aqui também se encaixa o famoso “namoro aberto”, ou seja, a pessoa pode-se envolver com outras pessoas e tudo bem!
Namoro Virtual: acontece na internet. Todo mundo sabe! Um namoro pode até começar por aí, mas precisa evoluir. Usando uma linguagem tecnológica: faça uma “update” da sua relação!
Namoro Oficina Mecânica: só lembra de você quando está com problemas.
Namoro de Negócios: está interessado no retorno financeiro que aquele relacionamento pode lhe trazer.
Namoro “Eu acho”: porque eles “acham” que se amam ou que devem namorar, mas sem o verdadeiro amor esse relacionamento não deve ir muito longe.
Namoro “Pode ser”: como não tenho o que eu queria, “pode ser” esse mesmo…
Namoro santo ou namoro cristão: É verdade que, às vezes, esse “prato” demora um pouquinho mais para ficar pronto, mas não há problemas, porque esperar em Deus é, na verdade, a única forma de ver o tempo passar e saber que não o está perdendo; afinal de contas, a Palavra de Deus diz que “existe um tempo para cada coisa” (Ecl 3,1).
Nesse relacionamento, eles não gostam de queimar etapas eles vivem a castidade, que não é uma coisa ruim, uma “castração” como alguns pensam. Na verdade, castidade é como o fermento do bolo, sem ela o bolo do seu namoro vai ficar murcho, feio e não vai crescer.
Esse é o cardápio.