CJI Capacita dez jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social

CJI Capacita dez jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social

O centro de jornalistismo investigativo (CJI) está a capacitou na cidade de Nampula, Moçambique, dez jornalistas de diferentes órgão de comunicação social em matéria de jornalismo investigativo.
Com a duração de três dias, o jornalistas dizem que a capacitação que tiveram, pode lhes trazer ferramentas necessárias para um bom exercício da atividade jornalística quando se depararem com um caso que mereça investigação.
“Todo o trabalho jornalitico é investigativo, cabe ao próprio jornalista saber abordar o assunto para ser melhor abordado”- apontaram alguns jornalistas que participaram na formação.
Luís Nhachote, Coordenador executivo do Centro de jornalistismo investigativo, avançou que o objectivo da formação dos jornalistas era para dotar os mesmos de ferramentas necessárias para que durante o exercicio das sua actividades consigam aprofundar um pouco daquilo que é o trabalho que está a ser feito a nível internacional.
A fonte espera que depois desta formação os jornalistas tenham melhor dominio das técnicas de modo que eles façam um trabalho nesta província e que seja um trabalho do interesse público e chegue a fase da responsabilização dos autores do crime.
“Uma das premissas do jornalismo investigativo é que os profissionais de comunicação social investigam depois expõem as histórias nos seus locais de trabalho e no fim de tudo exista a responsabilização dos autores” sublinhou Luís Nhachote coordenador executivo do Centro investigativo de jornalismo.
Luis Nhachote referiu igualmente que o jornalismo não é uma profissão que o governo aplaude então os profissionais de comunicação devem criar a coragem de continuar a trabalhar de modo que eles continuam a ser a voz daqueles não têm voz.
Num outro desenvolvimento, aquele coordenador condenou veementemente a atitude dos cidadãos que espancaram um repórter e seu operador de câmera na última semana no bairro de Mutaunha posto administrativo de Muatala arredores da cidade de Nampula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares