Pelo menos duas pessoas perderam a vida e outras cinco contrairam ferrimentos entre ligieros e graves na sequência de ataques protagonizados por crocodilos ainda este ano no rio Monapo, concretamente na barragem de captaçãoo e bombagem de água para a cidade de Nampula.
As vítimas, na sua maioria são pescadores que no seu dia-a-dia recorrem a pesca como alternativa para ganhar a vida.
Alguns entrevistados reconhecem o perigo que represnta ao se fazerem ao rio mas sustentam não ter altrnativa para encarar a conjuntura económica que o país enfrenta para sustentar as suas familias.
Jose Adriano, mais conehcido por pernas cumpidas, avançou que um dos motivos que lhe leva a se fazer a barragem tem a ver com a falta de emprego.
“Nós aproveitamos entrar na água para pescar e termos algum dinheiro para ajudar os nossos filhos em casa” avançou aquele pescador, que, por outro lado, reconhece o perigo que ele corre ao se fazer ao rio.
Para reduzir os ataques naquele rio, o Secretário do bairro daquela circunscrição geográfica, salientou que tem vindo a criar actividades de sensibilização as comunidades para evitarem se fazer ao rio.