ONU disponibiliza 4.6 milhoes de USD para redução da droga e HIV/Sida
As Nações Unidas desembolsaram mais de quatro milhões de dólares para mitigar o impacto das drogas e HIV para o Centro e Norte do país.
Para a materialização deste objectivo, os actores envolvidos na iniciativa, nomeadamente Governo através dos representantes dos Gabinetes de Combate a Droga e Sida, Sociedade Civil, assim como quadros do escritório das Nações Unidas, reuniram em Nampula, onde dentre assuntos em debate, reflectiram em torno dos casos relacionados ao impacto das drogas e das infecções do HIV/Sida na vida da população.
Durante a reflexão o respresentante do Gabinete provinviareflexãol de combate ao HIV/SIDA, avançou que o elevado custo de vida é um dos maiores veículos que arrasta a sociedade no consumo de drogas e ao trabalho de sexo, o que propicia a transmissão do HIV/SIDA em Moçambique.
O desembolso de mais de quatro milhões para as organizações comprometidas com esta causa inicia no próximo ano.
Isabel Sanfins avançou que a província de Nampula apresenta um número elevado de cidadãos que se envolvem no consumo de drogas fator que contribui igualmente no aumento dos casos de infeção do vírus de HIV nas comunidades desta província.
Sanfins disse que só nos primeiros nove meses deste ano (2020), dados colhidos apontam que a província de Nampula registou um número de 390 casos de jovens que consomem bebidas alcoólicas e outros tipos de drogas.
Dai que garantiu que a organização que dirige junto dos parceiros e através deste projecto vai tudo fazer de modo a reduzir os números assustadores de consumidores das drogas e no combate a transmissão do HIV/SIDA.
“Ha muita vulnerabilidade de jovens no uso das drogas ilícitas” avançou Isabel Sanfins, Directora do Gabinete Provincial de Combate a Drogas na província de Nampula.
(Por Júlio Assane)