Hospital Central de Nampula regista 750 casos de cancro
Hospital Central de Nampula diagnosticou mais de setecentos pacientes padecendo de diferentes de tipos de cancro.
Estes dados foram avançados por Dércio Fernando especialista em cirurgia geral, no Hospital Central de Nampula, a margem do dia mundial do cancro que assinala anualmente a 04 de Fevereiro, que fez saber que dos 750 casos positivos de cancro, resultou rastreio em 3500 pessoas de Janeiro a esta parte.
Os 750 doentes juntam-se aos outros 1200 que estão em tratamento em quimioterapia e outros estão sob cuidados médicos.
Aliás, o especialista em cirurgia geral anotou que, os dados são referentes a três províncias nortenhas e uma da zona centro do país, nomeadamente, Nampula, Cabo Delgado, Niassa e Zambézia, no centro do país.
“Estes casos registam-se com maior frequência em todas as províncias da região norte do país, incluindo a província central da Zambézia” Avançou.
O nosso entrevistado, precisou que o Hospital dispõe de equipamento para o rastreio do cancro, pese embora, esteja a clamar por uma assistência com vista a responder a demanda dos pacientes que procuram estes serviços, para além de adequar a realidade do momento com a evolução da tecnologia.
“Nós temos equipamentos suficientes para o rastreio de cancro e o nosso maior desafio é imprimir nova dinâmica para responder as exigências que a realidade hodierna impõe”. assegurou.
Entretanto, alguns pacientes internados nos serviços de oncologia no Hospital Central de Nampula, apelam as pessoas a se fazerem ao centro de saúde mais próximo para receberem os tratamentos porque, segundo suas palavras a doença de cancro tem cura.
“Apelar a todos cidadãos padecendo de cancro a se dirigirem ao posto de saúde mais próximo no sentido de receberem tratamento visto que a doença de cancro é mortífera quando não é tratada correctamente” exortou, Beatriz João Alberto.
(Júlio Assane)