Mercado do peixe no bairro de Carrupeia funciona em condições deploráveis
O mercado municipal de peixe localizado no bairro de Carrupeia, arredores da cidade de Nampula, funciona em condições de higiene deploráveis, sob todos os riscos de saúde pública dai decorrentes.
A realidade que vivem no quotidiano dos vendedores de peixe naquele mercado, baptizado por Comauto, localizado no bairro nobre de Carrupeia arredores da cidade de Nampula é caótica.
Ali falar de mínimas condições de higiene é o mesmo que falar de uma luz no fundo do túnel. Sem frigoríficos para a conservação de pescado, bancas adequadas para a exposição do produto no processo de venda, são parte das preocupações que afligem os comerciantes.
Abordados pela VN, os vendedores não esconderam a sua insatisfação e afirmam que em algum momento os mariscos chegam a deteriorar-se devido a falta de um frigorífico no raio do mercado, mas não há outra alternativa, visto que é a única actividade para estes ganharem dinheiro.
No acto da construção, o município ergueu um edifício para colocação de um frigorífico visando a conservação de peixe mas, nos últimos dias serve para armazenamento de diversos produtos.
Para além de higiene e falta de frigorífico, o estágio das infra-estruturas não justifica o estatuto que este mercado ostenta.
Ana Alexandre, uma das vendedeiras daquele mercado, manifestou preocupação quanto a esta realidade e vincou ser necessário a criação de condições para o bem-estar dos vendedores e compradores.
Recordar que este é um dos mercados que, com as receitas diárias, mais contribui para os cofres da edilidade. (Júlio Assane)