O preço de milho está cada vez mais a subir nos mercados de Nampula

A título de exemplo, uma lata de milho de 20 quilogramas é vendido entre 420 a 470 meticais, contra 320 a 350, preço aplicado até finais de Novembro do ano passado. E o saco de 90 quilogramas varia entre 1200 a 1300 meticais, contra 600 meticais de igual período do ano passado.
Todavia, os vendedores entrevistados pela Vida Nova consideram que, este cenário é mais agravante neste ano, quando comparado com os anos anteriores.
Carlos António vendedor de milho no mercado grossista do Waresta, disse por exemplo que, adquire o milho na Zâmbia ao preço de 18 meticais o quilograma e revende no mercado Nampulense por 25 meticais.
Alguns compradores entrevistados pela nossa reportagem avançaram que para este ano a situação está deveras preocupante.
Contudo, enquanto prevalecer a situação da subida de preço de milho afigura-se dias de ranger os dentes devido a fome que poderá assolar as comunidades.
Para além do milho, o tomate também está na lista dos produtos que está a registar um agravamento onde a cada dia, está cada vez mais difícil comprar tomate nos mercados de Nampula.
Devido ao agravamento de preço de tomate, trava-se uma autêntica batalha na procura do tomate nos mercados de Nampula, um dos produtos de referência para colorir o caril devido ao elevado valor de compra.
Só para elucidar, o quilograma que antes era comercializado por apenas 30 a 50 meticais, actualmente, chega a ser vendido ao triplo deste valor, isto é, 150 meticais, e cesto de aproximadamente 25 quilogramas, está entre 1500 a 2000 meticais, contra os anteriores 700 meticais.
Os comerciantes, ouvidos pela nossa reportagem, apontam a falta de chuva na fonte, como estando na origem do sumiço de tomate, o que concorre para a explosão do preço. (Júlio Assane)