Shistomiase ou bilharziose
Por Júlia Tarrua
Shistomiase – é uma doença infecciosa parasitária provocada por um tipo de vermes que são assexuados separados.
Como se apanha a shistossomiase?
Através das aguas dos rios onde encontramos a reprodução das cercarias do caracol e estes penetram na pele e podem provocar inflamação do fígado e do baço.
O homem é o principal hospedeiro definitivo, daí que os vermes adultos macho e fémea copulam-se nos vasos sanguíneos e depositam ovos que vão para a circulação venosa e depois para a bexiga.
A shistossomiase tem um período de incubação de 15 dias a 2 anos.
Sintomas
– Dores abdominais
– Dores de cabeça
-Mal estar (astenia) calafrios
-Febres
-Tosse seca
-Dores da bexiga
-Hematúria terminal (urina com sangue na ultima micção) e dermatite shistomica na face crónica.
A shistomiase tem cura desde que o individuo é diagnosticado.
Complicações
-Esterilidade
-Impotência sexual
-Funções do fígado, laterícia
-Ascite
-Anemia
-Neurite por causa da circulação colateral dos ovos ou lombrigas
Prevenção
-Tomar banho no rio depois das 9 horas usar proteção nos pés sempre que for ao rio
-Não defecar ou urinar na água durante o banho.
BOX
31 de Janeiro Dia mundial de luta contra a lepra
Este dia foi instituído em 1954 pela ONU, a pedido de Raoul Follereau, o apóstolo dos leprosos do século XX, que um dia afirmou que “não há sonhos grandes demais”.
Esta efeméride tem o objectivo de sensibilizar as pessoas para a discriminação exercida sobre os doentes com lepra, assim como promover a ajuda dos leprosos e a sua reintegração social.
Foi escolhido o último domingo de Janeiro para a celebração em honra de Gandhi, falecido neste dia, que afirmou que “eliminar a lepra é o único trabalho que não consegui completar na minha vida”. O objectivo mundial é continuar o seu trabalho.
A doença da lepra
A lepra trata-se de uma doença transmissível, que afecta os nervos e a pele. A lepra tem cura, apesar de necessitar de uma longa época de incubação e de tratamento. Na sua origem estão a falta de água potável e de higiene, a desnutrição, entre outros males associados à pobreza.
Todos os anos surgem entre 400 a 500 mil novos casos de lepra. Esta doença também é conhecida por doença de Hansen, pois foi um médico holandês chamado Gerhard Hansen que descobriu o bacilo responsável pelo surgimento da doença em 1873.