Juventude da Arquidiocese de Nampula reflecte sobre o terrorismo que se abate sobre cabo Delgado e a Covid-19

Juventude da Arquidiocese de Nampula reflecte sobre o terrorismo que se abate sobre cabo Delgado e a Covid-19

Por Kant de Voronha

Terminou no último sábado, 26/6, em Anchilo a formação de 3 dias que juntou cerca de 35 jovens da Comissão Arquidiocesana da Juventude (CAJUNA) oriundos das 5 regiões pastorais de Nampula.

Sobre o tema “ESPERANÇA E FÉ DOS JOVENS EM TEMPO DE INCERTEZA. Jovens lancem as vossas redes para outra margem (Mc,5.35-41)” o encontrou serviu para reflectir em torno do terrorismo em Cabo Delgado e a situação de pandemia que assola o mundo e Moçambique em particular.

A Coordenadora da CAJUNA, Irmã Francinete Ribeiro, enalteceu a partilha de ideias levada a cabo pelos jovens e espera que haja repercussão disso nas paróquias como forma de revitalizar a pastoral juvenil esmorecida em virtude das incidências da Covid-19.

“Saimos daqui com algo novo e diferente. Que os temas abordados possam penetrar na consciência de cada um deixando-se iluminar pela Palavra de Deus. Os jovens partilharam suas experiências e desafios”, referiu a fonte.

Francinete mostra-se motivada a redesenhar a pastoral juvenil para adaptar-se ao ritmo do contexto pandémico para oferecer novo vigor a partir da realidade da juventude. “Mesmo que se tenha este tempo de pequenos números, nós queremos voltar o trabalho com as regiões e nas paróquias. E trabalhar os mesmos temas a partir da realidade dos jovens. Abraçar algo novo na vida e fazer com que eles se sintam capazes de lançar as redes”, declarou.

Alguns jovens que participaram da formação comprometem-se a fazer réplica dos conteúdos recebidos nas suas paróquias e regiões paróquias como forma revitalizar os jovens e motiva-los a trabalhar incansavelmente.

Refira-se que o encontro de três dias abordou também alguns temas a saber:

  • Diálogo inter-religioso neste tempo de desafio e esperança. O que fazer como jovem? (Documento do Papa Francisco Fratellituti)
  • O que é a CAJUNA (pastoral juvenil Actividades realizadas neste tempo).
  • Tempo para quem deseja ser escutado
  • Disponível para o serviço de escuta
  • Laudato SI
  • Nova organização da pastoral na Arquidiocese de Nampula
  • Como viver a nossa afectividade e sexualidade neste tempo de provações de maneira integrada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares