XVI Domingo do Tempo Comum B
LITURGIA DA PALAVRA
Primeira Leitura: Jeremias 23,1-6
Salmo 22 (23)
Segunda Leitura: Efésios 2,13-18
Evangelho: Marcos 6,30-34
TEMA: CHAMADOS A SER SERVOS DO REBANHO DO SENHOR
Na celebração deste domingo, somos desafiados a assumir uma missão de pastores que ama o rebanho e denunciar os pastores que roubam os pobres. Jesus Cristo, o bom pastor, deve ser a única inspiração para todos os chamados a ser servos do Senhor.
O pastor que deve ser guia é um homem com duas características: por um lado é um homem forte, capaz de defender seu rebanho contra os animais ferozes. Por outro lado é um homem delicado para com suas ovelhas, conhecendo sua condição, adaptando-se a sua situação, levando-as no colo, amando ternamente cada uma como uma filha.
A autoridade do bom pastor é indiscutível, baseada na dedicação e no amor. Mas quer no contexto dos antigos pastores quer alguns actuais, existe a tentação de não se buscar o exemplo de Jesus Bom Pastor.
Jesus é o chefe (pastor) que reúne, o povo se constitui em virtude de um poder régio extrínseco, enquanto o novo povo é convocado pela palavra de Jesus. Ele faz com amor e por amor. Esse amor e essa solicitude traduzem-se, naturalmente, na oferta de vida nova e plena que Deus faz a todos os homens e mulheres. É Amor doação e auto entrega.
Marcos recorda-nos que a proposta salvadora e libertadora de Deus para os homens, apresentada em Jesus, é agora continuada pelos discípulos, por mim e por você. É continuada por cada baptizado e comprometido pelo Reino de Deus. Os discípulos de Jesus são – como Jesus o foi – as testemunhas do amor, da bondade e da solicitude de Deus por esses homens e mulheres que caminham pelo mundo perdidos e sem rumo, “como ovelhas sem pastor”. A missão dos discípulos tem, no entanto, de ter sempre Jesus como referência. Nunca busquemos outra referência nem ídolo, nem famoso ou rico… Com frequência, os discípulos enviados ao mundo em missão devem vir ao encontro de Jesus, dialogar com Ele, escutar as suas propostas, elaborar com Ele os projectos de missão, confrontar o anúncio que apresentam com a Palavra de Jesus. É a Jesus que temos que prestar o relatório do trabalho prestado como servos inúteis.
Paulo fala aos cristãos da cidade de Éfeso, e hoje fala a cada um de nós, da solicitude de Deus pelo seu Povo que manifestou-se na entrega de Cristo, que deu a todos os homens e mulheres, sem excepção, a possibilidade de integrarem a família de Deus. Reunidos na família de Deus, os discípulos de Jesus são agora irmãos, unidos pelo amor. Tudo o que é barreira, divisão, inimizade, ficou definitivamente superado. Quem não supera esses elementos ruins é considerado inimigo do projecto de Jesus.
Compromisso Pessoal
Assumir a missão de bom pastor das ovelhas de hoje
Ter a paciência no cuidado das ovelhas
Escutar as ovelhas feridas pelas situações da vida
Se inspirar no próprio Jesus, o Bom Pastor
Fugir da tentação de ser autoritário abraçando a humildade