XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM B

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM B

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURA I – Ex 16,2-4.12-15

SALMO RESPONSORIAL – Salmo 77 (78)

LEITURA II – Ef 4,17.20-24

EVANGELHO – Jo 6,24-35

 

Tema: O OLHAR DA FÉ E OS PÉS NA REALIDADE

A Palavra de Deus traz novamente a mensagem das leituras do passado domingo. Deus está empenhado em oferecer ao seu Povo o alimento que dá a vida eterna e definitiva.

O episódio das codornizes, que, provenientes do norte, descem no Sinai a fim de repousar em sua migração para o sul pode ser inteiramente natural; mas naquele momento crítico de Israel no deserto assume um significado providencial. O Deus da providência responde na hora certa. “É o pão que o Senhor vos dará como alimento”. Uma promessa que se realiza no evento do maná (do hebraico: Man hu) que quer dizer “Que é isto?” O povo percebe sinais da presença de Deus ao longo da caminhada.

Deus se prontifica em oferecer ao seu Povo, com solicitude e amor, o alimento que dá vida. A acção de Deus não vai, apenas, no sentido de satisfazer a fome física do seu Povo; mas pretende também (e principalmente) ajudar o Povo a crescer, a amadurecer, a superar mentalidades estreitas e egoístas, a sair do seu fechamento e a tomar consciência de outros valores. Deus está também interessado em ver o povo a confiar nele, mas igualmente a partilhar entre si. Ninguém deve se fechar em si em atitudes de ganância e avareza.

O Evangelista João coloca no centro Jesus que se apresenta como o “pão” da vida que desceu do céu para dar vida ao mundo. Aos que O seguem, Jesus pede que aceitem esse “pão” – isto é, que escutem as palavras que Ele diz, que as acolham no seu coração, que aceitem os seus valores, que adiram à sua proposta. A missão de cada cristão é escutar o convite e aderir à Mesa da Palavra e Mesa da Eucaristia: encontro entre Jesus e todos irmãos.

Paulo na carta aos efésios diz-nos que a adesão a Jesus implica o deixar de ser homem velho, (renúncia, abandono, conversão) e o passar a ser homem novo (nova criatura que nasce do Baptismo e se renova cada dia no Sacramento de Penitência e da Eucaristia). Ser cristão, portanto, implica a mudança radical para que o encontro com Cristo traga frutos: um mundo em que cada pessoa humana se realiza e encontra a felicidade que é o próprio Cristo.

 

Compromisso Pessoal

Olhar Deus como Pai da Divina Providência

Acompanhar os sinais da presença de Deus na nossa vida

Partilhar os dons recebidos como gratidão a Deus

Trabalhar para que Deus realize o milagre da Eucaristia nas nossas comunidades

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *