DIFERENÇA E SEMELHANÇA ENTRE PROFECIA E APOCALIPSE

DIFERENÇA E SEMELHANÇA ENTRE PROFECIA E APOCALIPSE

Frei Carlos Mesters, Carmelita

2ª Chave

DIFERENÇA E SEMELHANÇA ENTRE PROFECIA E APOCALIPSE

Quando dizemos: “Fulano é um sujeito apocalíptico!”, costumamos indicar uma pessoa que só fala em desastres e fim do mundo. Quando dizemos: “Fulana é uma profetisa!”, indicamos uma pessoa, cuja palavra tem uma mensagem importante para os outros. Como explicar esta diferença? Profecia e Apocalipse não são ambos manifestações do mesmo Espírito de Deus e fontes de espiritualidade para o mesmo povo de Deus?

Muitas vezes, se diz: “Temos que ser profetas!” Nunca se diz: “Temos que ser apocalípticos!” Pelo contrário! A palavra apocalíptico parece ter uma apreciação negativa. As igrejas até costumam reagir para manter fora de casa os ares aparentemente confusos e incômodos do movimento apocalíptico. Mesmo assim, o movimento pentecostal-apocalíptico cresce como uma bola de neve. Cresce em toda a parte, sobretudo entre os mais pobres e excluídos. Assim acontecia no fim do primeiro século. Assim acontece hoje.

No Antigo Testamento, antes do exílio, no período dos Reis, entre 1000 e 587 aC, não havia Apoca­lípticos, mas havia muitos Profetas. Depois do exílio, de 587 aC até 100 dC, depois que os grandes impérios tomaram conta do mundo, os profetas começaram a desaparecer e apareceram os apocalípticos que produziram uma abundante literatura entre o século IV aC e o século II dC. Como se explica esta mudança? Qual a relação entre apocalipse e império, entre o movimento apocalíptico e a situação sócio-política e econômica em que o povo vive?

Desde o início da monarquia, em torno do ano 1000 antes de Cristo, até o exílio, 587 aC, os profetas faziam parte da vida do povo de Israel. Eles eram a consciência falante do povo de Deus. Depois do exílio, porém, o povo dizia: “Não existem mais profetas” (Sl 74,9). Chegaram a dividir a história em dois períodos: o período em que havia profetas, e o período “em que já não havia mais profetas” (1 Mc 9,27). Falava-se dos “antigos profetas” (Zac 1,4; 7,7; cf Ez 38,17). Coisa do passado! Tinham até feito uma lista que já estava completa e encerrada: “doze profetas” (Ecli 49,10). E diziam: “Antigamente, Deus falava para a gente, agora já não fala mais!” (Sl 99,6-8). O povo constatava a mudança, mas não sabia explicar por que Deus já não se manifestava como antes. Achavam que “a mão de Deus tinha mudado” (Sl 77,11). Só ficou a saudade, cada vez mais forte, dos antigos profetas!

Assim, durante os mais de 400 anos do período dos reis, eles tiveram profe­tas. Durante mais de 500 anos, desde o exílio até João Batista, viveram sem profetas! É neste período sem profetas que surge o movimento apocalíptico como nova forma de profecia, como nova manifestação do Espírito, como nova espiritualidade. Qual a experiência humana que, quando iluminada pela Palavra de Deus, gera a profecia, e qual a experiência humana que, quando iluminada pela Palavra de Deus, gera o movimento apocalíptico?

A experiência humana em que surge e floresce a profecia

Os profetas do tempo dos Reis viviam numa época em que era possível abarcar e controlar a situação. O espaço em que viviam, o território, era limitado e podia ser defendido e governado. O povo que vivia dentro deste território podia ser convocado, recenseado e cobrado. Eles eram donos do espaço em que viviam. Tinham autonomia política. Todos professavam a mesma religião, tinham fé no mesmo Deus. Todos eram súditos do mesmo rei, tinham o mesmo compromisso de observar a Aliança. Eles eram uma nação independente, senhora do seu próprio destino, da sua própria história. Era dentro deste espaço limitado que eles procuravam viver a sua fé em Deus, observando a Aliança.

Na origem da ação profética está uma experiência humana muito profunda e muito comum até hoje. Quando, diante de uma injustiça, você percebe que tem a possibilidade de fazer algo para mudar a situação, então, dentro de você, nasce um sentimento de responsabilidade que o faz dizer: “Não posso ficar parado! Deus está me chamando! Devo fazer alguma coisa!” Não é assim? Pois bem, a ação profética nasce desta consciência forte que, de vez em quando, surge em nós de que podemos e devemos fazer algo para mudar a situação. A teologia da Libertação é profética. Ela nasceu da consciência e da possibilidade que se entrevia de nós cristãos podermos interferir no rumo da história da América Latina e de transformarmos a situação de acordo com as exigências da Aliança, do Evangelho. Ela usa expressões que traduzem a mesma experiência: ser sujeito da história, assumir nossa responsabilidade diante dos fatos, responder diante de Deus pelo que acontece no país, cumprir nossa tarefa de transformar a situação.

A mudança que ocorreu

O exílio da Babilônia (598 aC a 537 aC) provocou uma grande mudança, pois quebrou o sistema sócio-político em que o povo vivia no tempo dos reis. Em 598, a elite (rei, sacerdotes, falsos profetas, nobres e chefes) foi levada para o exílio (2Rs 24,10-17). Dez anos depois, em 587, o pouco que restava da lide­rança foi preso e morto (2Rs 25,1-21). Jerusalém, a capital, junto com o Templo, o santuário do rei, tudo foi destruí­da. Todos ficaram sob o domínio do poder estrangeiro, sem mais nenhum recurso para poder con­trolar a situação. Já não eram Estado nem Nação, mas apenas uma comunidade étnica, perdida num império multi-racial, sem independência política, sem exército, sem rei. O espaço livre ficou muito reduzido e, no decorrer dos anos, foi ficando cada vez menor. O pouco poder que lhes sobrou se concen­trava em torno do Sacerdócio que controlava o Templo e em torno dos doutores ou escribas que controlavam a explicação da Lei.

Anteriormente, na época da monarquia, o povo experimentava o mundo, o tempo (história) e o espaço (terri­tório) como entregues à sua própria responsabilidade. Esta experiência despertava nele a vontade de interferir no rumo das coisas e gerava a profecia. Quando, naquele tempo, o povo do campo era oprimido pelos poderosos, ameaçado de perder suas terras, surgiam profetas como Amós, Miquéias, Isaías e Jeremias. Eles enfrentavam os poderosos e cobravam deles o compromisso da Aliança. A fé em Deus assumia a forma de compromisso e de engajamento. Prevaleciam a observância da Lei de Deus e a fidelidade à Aliança.

Mas agora, nesta nova situação, era impossível imaginar alguém das aldeias da Palestina ser profeta ou profetisa no estilo antigo. O camponês da Palestina não tinha nenhuma possibilidade de cobrar do imperador helenista a observância da Lei de Deus. O mesmo acontece hoje. Difícil imaginar, por exemplo, que o coordenador ou a coordenadora de uma comunidade do interior de Minas possa enfrentar o FMI (Fundo Monetário Internacional) ou cobrar de W. Bush, presidente dos Estados Unidos, a observância do Evangelho. Tanto hoje como naquele tempo, o império tem outros deuses e outras leis!

A experiência humana em que surge e floresce o movimento apocalíptico

O movimento apocalíptico surge exatamente nos períodos em que a história do povo parece estar à deriva, sem controle, ameaçada de desintegrar-se. Mas ele surge não do lado de quem conduz a história, mas sim do lado de quem por ela é esmagado. Aparece do lado de quem está perdido, mas quer continuar a crer.

Diante do mundo ilimitado e ameaçador do império, os pobres experimentavam uma total impossibili­dade de interferir no rumo das coisas para transformar a situação. Já não eram donos de nada. Estavam sem nenhum poder num mundo que os explorava e excluía. O “macro” ameaçava esmagar e paralisar o “micro”! Sem ter onde se agarrar, o povo pobre das aldeias da Palestina se defendia e procurava sobreviver reforçando em si a fé de que o Deus dos Profetas continuava sendo o Senhor da história e do mundo! “Deus é grande! Ele saberá realizar a sua promessa! Ele nos salvará!” A fé em Deus assumia a forma de entrega e de abandono. Preva­leciam a experiência de gratuidade e a confiança na promessa divina que garante a derrota do mal e a vitória do bem.

No movimento apoca­líptico manifesta-se a experiência de vida e a fé dos pobres e oprimidos sem po­der. É a teimosia da fé dos pequenos que não entrega os pontos nem quer deixar morrer a esperança! Esta fé, além de teimosa, é concreta. Ela não agüenta viver muito tempo sem sinais palpáveis e sugestivos. Os apocalípticos inventam formas de crer que são pouco ortodoxos para a elite. Mas são a forma que o povo pobre encontra para não se perder e poder sobreviver. É o que acontecia com o povo nos séculos de imperialismo depois do exílio da Babilônia e é o que está acontecendo hoje em dia aqui na América Latina, onde todos sofremos sob o império neoliberal. Desta necessidade dos pequenos de alimen­tar sua fé com sinais concretos, é que nasce uma visão do mundo que é própria do movimento apoca­líptico.

Eles dividem o mundo em dois planos, o mundo de cima e o mundo de baixo. Para eles, o mundo verdadeiro e definitivo é o mundo de cima, o mundo de Deus. O mundo cá de baixo é passageiro. As coisas que acontecem aqui entre nós, no mundo de baixo, são apenas um reflexo do que acontece no mundo de cima. O seu sentido verdadeiro e definitivo, só o conhece quem recebe revelações da parte de Deus a respeito do que acontece no mundo de cima. Esse poderá ajudar o povo a ler os fatos que estão acontecendo no mundo de baixo. Ou, como diziam naquele tempo, ele é capaz de “tirar o véu”. Apo-calipse é uma palavra grega que significa “tirar o veu” ou “re-velar”. Apocalíptico é aquele que tira o véu e explica o sentido dos fatos, “revela o que deve acontecer em breve” (Ap 1,1).

Esta maneira de concretizar a fé era o que sustentava os pequenos. Era a espiritualidade que lhes dava a paciência histórica para continuar resistindo e, no fim, vencer o opressor pelo cansaço. Eles souberam encontrar os símbolos e as imagens que transmitiam a Boa Nova da presença libertadora de Deus no meio do povo.

Resumindo. Profecia e Apocalipse! Aliança e Promessa! Observância e gratuidade! Dois tipos de expe­riên­cia humana. Dois lados da mesma medalha, duas espiritualidades, duas maneiras diferentes de expressar e viver a mesma fé: “Deus está conosco! Nós somos o seu povo!” De um lado, a experiência da própria responsabilidade diante da situação do povo desafia as pessoas e provoca nelas o profetismo, a vontade de transformar e o desejo de observar a Aliança. De outro lado, a experiência das próprias limitações frente ao poder opressor gera nas pessoas um sentimento de impotência e, para garantir a sobrevivência, leva-as a confiar na gratui­dade e no poder da Promessa.  São duas forças profun­das da vida humana. Uma deve ajudar a outra para manter o equilíbrio. São como as duas pernas da caminha­da: uma sem a outra não anda! Ambas nascem da vida que nos desafia e provoca, e de Deus que nos chama e conduz. Toda vez que uma pensa ser auto-suficiente e exclui a outra, ela se prejudica a si mesma e coloca em risco a caminhada do povo. O profeta que despreza o apocalíptico já não sabe o que é profecia. O apocalíptico que despreza o profeta deixou de ser ele mesmo uma revelação (apoca­lipse) de Deus para o povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

paris sportifs hors arjeljojobet girişjojobet girişcasibom güncelcasibom giriş güncelcasibom girişonwinbetivobahiscomsultanbet girisligobet twitter girisrestbet turkiyebetturkey twitter girishttps://thechelseatreehouse.com/starda casinobetgarhttps://www.gbantiquescentre.com/https://www.thefourfifteen.com/istanbul escorttürk pornodeneme bonusuhiper casinocasinoslotrbetbetgit neyinegalatabahiscasino galatamerkezbahisolipsbetnisbar casinono2bethttps://www.cafeneve.com/betandyou twittertipobet twittergaziantep escortgaziantep escortporno izlecasibombetgaristanbul beylikduzu escortjojobetcasibomcasibomcasibomvito transfercasibom güncel girişistanbul escortbeylikdüzü escortcasibommarsbahisonwinMeritking Twittercasibomstakestakejokerbetsahabet girişbetcio girişEscortextrabet twittergrandpashabetgrandpashabetcasibom güncel girişcasibomcasibom güncelbigobetdeneme bonusu veren sitelerkonya eskortbetturkeymarsbahiscasibomalobet güncelİzmir escortOnwin Güncel GirişKocaeli escortBuca escortİzmit escortCASİBOMbetplaymarsbahisankara escortGrandpashabetbetwoonspincoGrandpashabetjojobet girişbetebet girişnakitbahis güncel girişonwinjojobet güncel girişjojobetdinamobet güncel girişbetkanyon güncel girişkralbet güncel girişcasibom güncel girişjojobetbets10jojobet güncel girişjojobet güncel girişjojobet güncel girişjojobet güncel girişjojobet güncel girişmatadorbet güncel girişmatadorbet güncel girişholiganbet güncel girişmarsbahis güncel girişmarsbahis güncel girişmeritking girişdumanbet güncel girişbetebet girişbahsegel güncel girişjojobetvaycasino güncel girişultrabet güncel girişcasibom girişmarsbahis güncel girişonwin güncel girişbetnanoaresbetbetexperbetsmovebetsmovebetistparibahisbetparkcasibom güncel girişsuperbetinbetparkbetparkselçuksportsCasibombetorspinmarsbahisholiganbetGrandpashabet 2195sekabet güncel girişCasibommeritkingJojobetsetrabetsetrabetbets10galabetbetebet girişbetebet girişbetebetbetebetbetebetJojobet güncelcasibom girişCasibomcasibom girişcasibomcasibom girişistanbul escortbets10 girişmeritkingmarsbahismeritkingcasibom girişcasibomcasibomcasibomcasibomdeneme bonusu veren sitelersahabet güncel girişDeneme Bonusu Veren Sitelerdeneme bonusu veren sitelerstarzbet girişmarsbahismarsbahis girişcoinbarjojobet girişonwinmeritking girişasyabahisGalabetcasibom girişcasibom giriszlotsekabet güncel girişcasibom girişcasibomjojobet giriştipobet güncel girişcasibom girişCasibomAtaşehir Escortcasibom giriş güncelbetorspin güncel girişmatbet güncel girişmarsbahiscasibom girişimajbet güncel girişmatadorbetgrandpashabetsahabetsahabet girişgrandpashabet girişcasibomcasibommeritking girişcasibom girişcasibom girişcasibom girişmobilbahis girişonwinsekabettipobet güncel girişcasibom güncel girişbahsegel girişholiganbetextrabet girişjojobetbets10mobilbahismarsbahis güncel girişjojobetjojobetTümbetmeritkingmatadorbetcasibomcasibomgrandpashabetsahabetonwinsekabetholiganbetsekabetjojobetmatbetataşehir escortMeritkingBetkanyonjojobetbetwoonbahislionsekabet girişholiganbetsahipleniyorumimajbetbets10 güncel girişBets10grandpashaonwinataşehir escortonwin girisilergrandpashabetbetturkeymatadorbetKralbetonwinonwin girişonwin güncel giriş