XXI DOMINGO DO TEMPO COMUM B

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURA I – Jos 24,1-2a.15-17.18b
SALMO RESPONSORIAL – Salmo 33 (34)
LEITURA II – Ef 5,21-32
EVANGELHO – Jo 6,60-69
TEMA: ESCOLHER A CRISTO COMO MAIOR VALOR
A Palavra de Deus neste 21º Domingo do Tempo Comum fala-nos de opções. Recorda-nos que a nossa existência pode ser gasta a perseguir valores efémeros e estéreis, ou a apostar nesses valores eternos que nos conduzem à vida definitiva, à realização plena. Cada homem e cada mulher têm, dia a dia, de fazer a sua escolha. O que escolheste hoje? Qual é a tua maior escolha na tua vida? Tens dificuldades de fazer escolhas?
Crer em Jesus é uma escolha e por sinal é a melhor escolha num mundo sem referências e com mais evidência cada dia de que os fãs de plantão se decepcionam. Jesus não quer nenhum fã mas quer um discípulo, isto é, alguém capaz de crer, acolher e testemunhar o Jesus de Nazaré.
Na primeira leitura, Josué convida as tribos de Israel reunidas em Siquém a escolherem entre “servir o Senhor” e servir outros deuses. O Povo escolhe claramente “servir o Senhor”, pois viu, na história recente da libertação do Egipto e da caminhada pelo deserto, como só Jahwéh pode proporcionar ao seu Povo a vida, a liberdade, o bem-estar e a paz.
O Evangelista João coloca diante dos nossos olhos dois grupos de discípulos, com opções diversas diante da proposta de Jesus. Um dos grupos, prisioneiro da lógica do mundo, tem como prioridade os bens materiais, o poder, a ambição e a glória; por isso, recusa a proposta de Jesus. Outro grupo, aberto à acção de Deus e do Espírito, está disponível para seguir Jesus no caminho do amor e do dom da vida; os membros deste grupo sabem que só Jesus tem palavras de vida eterna. É este último grupo que é proposto como modelo aos crentes de todos os tempos. Escolher e aderir a Cristo é uma adesão incondicional. A opção no meio de tantas alternativas é a adesão a Cristo a opção que salva: “Tu tens palavra de vida eterna”.
Na segunda leitura, Paulo diz aos cristãos de Éfeso que a opção por Cristo tem consequências também ao nível da relação familiar. Para o seguidor de Jesus, o espaço da relação familiar tem de ser o lugar onde se manifestam os valores de Jesus, os valores do Reino. Com a sua partilha de amor, com a sua união, com a sua comunhão de vida, o casal cristão é chamado a ser sinal e reflexo da união de Cristo com a sua Igreja.
Compromisso Pessoal
Rezar para saber fazer as escolhas na vida
Escutar Jesus para realizarmos nossa vocação
Seguir Jesus como a melhor opção
Aderir ao projecto salvífico de Jesus.