DISENTERIA
O que é a disenteria?
A Disenteria é uma alteração gastrointestinal em que há aumento no número e frequência de consistência mais mole e também há presença de muco e sangue nas fezes.
Principais causas
A disenteria está na maioria dos casos associados com infecção por bactérias principalmente a shigella e Escherichia cóli, mas também pode ser causada por parasitas incluindo o protozoário entamoeba histolítica que também pode contaminar água e alimentos e causar a diarreia quando a carga parasitária é muito elevada.
Apesar da causa mais frequente da disenteria ser infecção pode também acontecer devido ao uso de prolongado de medicamentos que podem lesionar a mucosa intestinal sendo indicado nesse caso que o médico seja consultado para que possa ser feita a suspensão ou troca do medicamento.
Sintomas de disenteria
O principal sintoma da disenteria é a presença de sangue e muco nas fezes, no entanto normalmente são observados outros sinais como:
Dores e cólicas abdominais, sendo normalmente indicado de lesão na mucosa intestinal.
Aumento de frequência para evacuação
Fezes amolecidas
Náuseas e vómitos, que podem conter sangue
Cansaço
Desidratação
Falta de apetite
Importante!
Na disenteria, como a frequência das evacuações é maior há grande risco de desidratação o que pode ser grave. Por isso assim que forem notados sinais e sintomas indicativos de disenteria é importante que o médico seja consultado além de ser também importante beber no mínimo 2 litros de água e fazer o uso de soro de reidratação oral.
Prevenção de disenteria
Proporcionar saneamento básico para toda a população
Lavar as mãos com agua e sabão ou cinza antes e depois das refeições e depois de usar a latrina
Utilizar sempre que possível agua tratada ou fervida para beber
Lavar bem as frutas e hortaliças e deixa-las de molho em uma solução.
Por Júlia Tarua