DISENTERIA

DISENTERIA

O que é a disenteria?

A Disenteria é uma alteração gastrointestinal em que há aumento no número e frequência de consistência mais mole e também há presença de muco e sangue nas fezes.

 

Principais causas

A disenteria está na maioria dos casos associados com infecção por bactérias principalmente a shigella e Escherichia cóli, mas também pode ser causada por parasitas incluindo o protozoário entamoeba histolítica que também pode contaminar água e alimentos e causar a diarreia quando a carga parasitária é muito elevada.

Apesar da causa mais frequente da disenteria ser infecção pode também acontecer devido ao uso de prolongado de medicamentos que podem lesionar a mucosa intestinal sendo indicado nesse caso que o médico seja consultado para que possa ser feita a suspensão ou troca do medicamento.

 

Sintomas de disenteria

O principal sintoma da disenteria é a presença de sangue e muco nas fezes, no entanto normalmente são observados outros sinais como:

Dores e cólicas abdominais, sendo normalmente indicado de lesão na mucosa intestinal.

Aumento de frequência para evacuação

Fezes amolecidas

Náuseas e vómitos, que podem conter sangue

Cansaço

Desidratação

Falta de apetite

 

Importante!

Na disenteria, como a frequência das evacuações é maior há grande risco de desidratação o que pode ser grave. Por isso assim que forem notados sinais e sintomas indicativos de disenteria é importante que o médico seja consultado além de ser também importante beber no mínimo 2 litros de água e fazer o uso de soro de reidratação oral.

 

Prevenção de disenteria

Proporcionar saneamento básico para toda a população

Lavar as mãos com agua e sabão ou cinza antes e depois das refeições e depois de usar a latrina

Utilizar sempre que possível agua tratada ou fervida para beber

Lavar bem as frutas e hortaliças e deixa-las de molho em uma solução.

Por Júlia Tarua

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares