Para uma alimentação saudável
Desde o inicio da a existência do humana, a culinária sempre desempenhou um papel fundamental para a sua sobrevivência, pois ninguém vive sem comer!
Segundo os historiadores, a culinária, é a arte de cozinhar ou confeccionar os alimentos, a qual, foi evoluindo de acordo com a história da humanidade e possui características diferentes em cada cultura.
Por outro lado, a culinária, reflecte os costumes de um povo e também se reflecte em outros aspectos culturais como as religiões (ex os muçulmanos e os hebreus entre outros) e a política. Isso, quer dizer que, não somente os alimentos, mas também os utensílios e as técnicas utilizadas na culinária, fazem parte de um acerco cultural particular.
De acordo com as mudanças comportamentais da humanidade, e com o advento da sociedade industrializada, com as pessoas trabalhando longe de casa e sem tempo para cozinhar e para fazer as suas refeições, surgiu a necessidade da comida rápida, ou o chamado “fast food” (comida pronta rapidamente).
Em contrapartida, com as mudanças nos costumes alimentares das pessoas, também surgiram novas regras (ex. vegetariano, vegans etc.), e até mesmo leis, para a regulamentação da produção e venda dos alimentos da sociedade industrializada. Os estudiosos da área, concluíram que existem outras áreas subdivididas da culinária que se ocupam de desenvolver novas técnicas de preparo e estudar a fundo as funções dos alimentos, nomeadamente a Nutrição, a Dietética e a Gastronomia.
De igual modo, a história, ensina-nos que no início da humanidade, antes da descoberta do fogo, os alimentos eram basicamente vegetais colhidos nas florestas e animais caçados e estes alimentos eram consumidos crus. Mas com a descoberta do fogo, a culinária mudou e os alimentos passaram a ser cozidos e isso contribuiu para o desenvolvimento orgânico da pessoa, bem como a prática da agricultura e da pecuária, que melhoraram não somente a qualidade da alimentação do homem primitivo, como também a sua quantidade e variedade.
Também as técnicas e os utensílios utilizados na cozinha variam de acordo com a cultura e se adaptam à disponibilidade de ingredientes e costumes de cada povo, não esqueçamos que o primeiro utensílio culinário, foi a “própria mão”!
Com o utilizo do fogo foi necessário criar utensílios para mexer a comida, já que as altas temperaturas não permitiam o manuseio. Foi então que ocorreu a descoberta da cerâmica e a produção das primeiras panelas e os recipientes para o armazenamento de água. O tempo foi passando e surgiu a descoberta da metalurgia e de outros materiais como o vidro, e os utensílios domésticos foram se adaptando e atingiram a variedade disponível no mercado de actualidade.
Culinária de Moçambique
Em Moçambique a culinária é variável e tem como alimento básico a “Chima” feita de farinha de milho. A mandioca e o arroz também são consumidos como carbohidratos básicos. Todos são servidos com molhos de mariscos, tais como peixe, camarão, caranguejo, frango, carnes de vaca e de cabrito, vegetais, feijões e outros ingredientes típicos, que incluem o tomate, amendoim, coco, castanha de cajú, cebola, alho e diversas plantas aromáticas. Ainda na culinária da nossa terra usa-se a batata-doce, a batata reno e cereais como a mapira, mexoeira e marrupi.
1) CARIL DE CARANGUEJO
Ingredientes:
2 Kg de Caranguejo
4 tomates médios
2 cebolas médias
4 dentes de alho, 2 folhas de louro
2 cocos
2 colheres das de sopa de pó de caril
Sal (a gosto)
1 porção de gengibre
3 colheres das de sopa cheias de óleo de amendoim
MODO DE PREPARAR:
Lava, limpa e parte o caranguejo. Numa panela, junta-se o tomate, a cebola, alho, louro, gengibre e óleo. Em seguida, põe-se tudo a refogar muito bem, juntamente com pequenas porções de água a ferver. Depois de cozido, junta-se a têmpora e um pouco do leite de coco. Deixa-se cozer muito bem a têmpora, acrescentando-se o leite de coco sempre que necessário. Depois deita-se o Caranguejo, e deixa-se ferver em lume brando, acrescentando-se o resto do leite do coco até ficar um molho grosso e bem apurado.
Serve-se com Arroz branco solto ou com arroz em água do leite de coco.
2) MATHAPA (Folha de Mandioqueira) ou couve com Amendoim e Coco
Ingredientes
1kg de folhas de mandioqueira ou couve
750gr de amendoim
2 cocos de tamanho médio
500gr de camarão fresco ou 300gr camarao seco
2L se água
2 cebolas grandes
4 tomates tamanho normal
5 dentes de alho(para mathapa de mandioqueira)
Sal (a gosto)
MODO DE PREPARAR:
Pila-se o amendoim até ficar em pó e dissolve-se em cerca de meio litro de água. Rala-se a polpa de coco e espreme-se num passador, juntando pouco a pouco o restante liquido, de modo a extrair todo o leite de coco. Junta-se a este leite de coco à agua com o amendoim. Cozinham-se as folhas (sem agua) durante meia hora de tempo. Se forem folhas de couve, acrescenta-se uma pequena porção de água para que fiquem tenras. Numa panela, leva-se ao lume a mistrua do leite de coco com agua de amendoim, e quando começa a ferver, juntam-se-lhe as folhas da verdura e tempera-se com o sal. Por fim, juntam-se os camarões já preparados e cozinhados e deixa-se apurar iuma hora e meia se tempo ao lume brando.
Serve-se xom arroz branco ou com Xima de farinha de milho.
3) BADJIAS
Ingredientes (Quantidade livre)
Pasta moída de Feijão Nhemba ou Cuté
Alho
Piri-Piri (q.baste)
Sal (q. baste)
Óleo
MODO DE PREPARAR:
Deixe o feijão nhemba ou cute, de molho por 24 horas de tempo;
Moa o feijão com piripiri no alguidar ou no pilão e acrescente o alho e sal até é que se forme uma pasta homogénea;
Leve ao fogo no óleo suficientemente quente para fritar os bolinhos do tamanho de uma colher se sopa;
Use uma colher de sopa para fazer os bolinhos e colocá-los na frigideira e deixe-os por um tempo suficiente para que fiquem alourados.
4) BOLO DE MANDIOCA
Ingredientes:
1 chávena de açúcar
1 chávena de água
2 colheres e meia de manteiga ou margarina
8 gemas de ovo
2 chávenas de mandioca fresca ralada
1 chávena do leite de coco
MODO DE PREPARAR:
Faça uma calda com o açúcar e agua. Deixe ferver até o ponto de calda. Desligue o fogo e adicione a manteiga ou margarina. À parte, misture a mandioca ralada com as gemas e o leite de coco. Adicione a mistura à calda de açúcar. Unta uma forma com margarina e polvilhe com açúcar e despeja a mistura. Assar, em forno quente por 50 minutos.
Por Judite Macuacua