Pneumonia
Pneumonia é uma inflamação dos pulmões que pode ser desencadeada por diferentes agentes ao nível dos alvéolos (pequenos sacos de ar) e produz sinais e sintomas respiratórias.
Existem diferentes tipos de infecção pulmonar não pneumónica (incluindo bronquite aguda) que podem variar na sua gravidade. Denomina-se pneumonia quando há infecção dos alvéolos pulmonares e frequentemente infiltração do parênquima visível na radiografia ou TAC do tórax. Os alvéolos e os bronquíolos terminais ficam inflamados (“inchados”) e preenchidos com fluido, impedindo o correto funcionamento dos pulmões.
Denomina-se broncopneumonia, quando o foco infeccioso e a resposta inflamatória estão localizados nos brônquios e no pulmão circundante.
Causas da pneumonia
A pneumonia apresenta diferentes causas, podendo ser desencadeada por agentes infecciosos ou consequência de processos alérgicos, sendo nesse caso, provocada por agentes como fumaça e produtos químicos.
– Infecções virais, bacterianas e fúngicas.
Frequentemente a pneumonia é associada com a gripe, sendo uma complicação grave dessa virose.
Transmissão de pneumonia
A pneumonia pode ser transmitida pelo: ar, saliva, secreções e ate mesmo por transfusão de sangue, no inverno, nos pêlos de nariz, os quais actuam na filtragem do ar, tem seu funcionamento comprometido aos agentes causadores da doença.
Sintomas de pneumonia
Tosse
Produção de muco (expectoração)
Falta de ar ou dificuldade em respirar
Dores no tórax (peito) as quais podem ser intensificadas como uma respiração profunda
Febre alta
Perda de apetite
Mal-estar geral e fraqueza
Prevenção da pneumonia
A pneumonia pode ser prevenida com a adopção de algumas medidas simples tais como:
Lavar as mãos
Evitar aglomerações
Não fumar (o fumo facilita a penetração do agente infeccioso)
Fazer a correta higienização do ar condicionado
Não existe nenhuma vacina contra a pneumonia que previna todos os tipos desta infecção pulmonar. Contra o pneumococo (agente mais frequente), dispomos actualmente de duas vacinas activas apenas contra algumas estirpes bacterianas desse grupo.
Por Júlia Tarrua