Tribunais móveis julgam 12 casos criminais no distrito de Monapo

Através de uma iniciativa entre a Visão Mundial e o Tribunal Supremo lançado no ano passado (2021) com objectivo de manter a justiça mais próxima do cidadão, o Programa Tribunais Móveis já julgou desde a implementação no distrito de Monapo 12 casos criminais.
O Distrito de Monapo foi pioneiro na implementação desta iniciativa nos três distritos abrangidos pelo programa tribunais móveis, cujas populações se beneficiaram da celeridade processual e acesso à justiça como um direito.
Falando no decurso de um encontro de balanço da primeira experiência do processo, o Juiz Presidente do Tribunal Judicial do distrito de Monapo, Luís Mário, referiu que nesta fase piloto, foram marcados 17 casos para julgamento e destes, em menos de 30 dias, 12 processos foram julgados e cinco adiados devido a não localização das pessoas envolvidas.
Luís Mário entende que com a implementação deste programa os cidadãos estão consciencializados a distanciarem-se de actos criminais, com medo de serem julgados e condenados.
A maioria destes casos, de acordo com a fonte, envolve mulheres cujos direitos foram violados.
Por seu turno, Isa Musse, coordenadora do Género no distrito de Monapo na Visão Mundial, acredita que a iniciativa vai ajudar a garantir a justiça aos cidadãos e contribuir na restauração da dignidade dos menores cujos direitos foram violados.
O Programa Tribunais Móveis depois do seu lançamento no mês de Outubro do ano passado nesta parcela do país, teve como ponto de partida o distrito de Monapo, onde foram julgados 12 casos criminais.
Júlio Assane