SERNIC detém Curandeiro acusado de burlar um cidadão com promessas de enriquecimento ilícito em Nampula
Trata-se de um cidadão de 42 anos de idade, natural de Cuamba, província do Niassa, que disse ter-se formado no Brasil, e está detido pelo Serviço Nacional de investigação criminal, direcção provincial de Nampula SERNIC, que através da sua magia negra conseguia multiplicar o dinheiro e aliciar os seus clientes.
O suposto curandeiro disse que foi detido porque, alguém procurou os seus serviços, mas antes disse ao seu cliente que devia tirar um lavor monetário na ordem de 160 mil meticais, para a compra de outros medicamentos para prosseguir com os tratamentos.
“Eu informei ao cliente que precisava de um dinheiro para mandar vir medicamentos de Zanzibar e África de Sul, para o trabalho iniciar” disse o médico, tendo acrescentado que foi detido porque alguém trouxe um amigo que precisava de multiplicar um valor para o seu enriquecimento.
“Fiz todo o trabalho e entreguei eles para colocarem entre dois caminhos, lá cada um que passasse estaria a deixar pouco da sua sorte durante uma semana, dai o feitiço iria funcionar e eles não chegaram de cumprir com as orientações”, explicou.
Uma das vítimas, do praticante da medicina tradicional, contou que o curandeiro lhe pediu tirar 200mil meticais, o valor seria multiplicado para 400mil, o que não veio a acontecer.
Porque o tempo passava e o dinheiro não o pertencia, começou a pressionar o curandeiro, por sua vez dos duzentos tirou cinco mil meticais e orientou o seu cliente para arrendar uma residência na Ilha de Moçambique, como forma de evitar a fúria do seu patrão.
Enina Tsenine, Porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal, em Nampula, avançou que depois de ter consumado o acto, o suposto curandeiro mudou de residência, e foi fixar-se no bairro de Mutauanha arredores da cidade de Nampula.
Júlio Assane