“Eu sei em quem pus a minha Esperança” – Missa fúnebre pela Páscoa eterna do Pe César Agostinho
Foram a enterrar, na manhã desta quarta-feira (06), os restos mortais do Pe César Agostinho, do Clero Diocesano de Nampula, perecido na noite do último sábado (02) no Hospital Central de Nampula, vítima de Doença.
A Missa fúnebre, Presidida pelo Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saure, teve lugar no Seminário Filosófico Interdiocesano de São Carlos Lwanga de Nampula com participação de familiares do malogrado, sacerdotes, consagrados e consagradas, seminaristas e leigos de diferentes paróquias da Região Pastoral da cidade com destaque para o Grupo dos Cooperadosres Diocesanos de Nampula (CODINA).
Dom Inácio Saúre, em sua homilia, explicou que a morte é um facto que entristece e cria desespero quando não assumida com fé. Porém, para os que crêem em Cristo, a vida não tem fim, ela continua na eternidade celeste. “É preciso superar todas crenças que não nos levam a entender a nova vida, plena em Deus”, disse o prelado que acrescentou referindo que se nós pensarmos a ressurreição como reanimação do Corpo não conseguiremos mergulhar na compreensão do verdadeiro sentido da ressurreição iniciada na Páscoa de Cristo.
Dom Inácio descreve o Pe Cesar como “Homem de humor”. Na sua última visita, mesmo na reta final de sua vida, o Pe César revelou o alto sentido de humor que lhe era caracteristico e exclamou “como posso estar sereno na presença da autoridade?”, referindo-se da presença do Arcebispo que lhe visitava aquando da visita Pastoral à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima- Sé Catedral de Nampula.
Em sua mensagem, o Clero Diocesano de Nampula, expressou sentimentos de pesar pelo vazio que fica no seio do Clero. Por isso, o Clero implorou a Misericórdia divina para que a alma do Pe César mereça gozar da eternidade do céu.
O Sector de Educação do distrito de Muecate enalteceu o carácter intelectual e extraordinário do finado tendo deixado um legado memorável no seio dos seus colegas professores de Muecate. A mensagem do distrito de Muecate destaca a simpatia, alegria e disponibilidade marcada por alto sentido de simplicidade e humor como sinais de ser um homem de Paz e convivência particular.
Nascido a 23/3/1974 em Mutuali, distrito de Malema, Pe César foi ordenado a 18/8/2004 na sua Paróquia de origem (Mutuali). Trabalhou nas Paróquias de Marrere, Corrane, Muecate e Rapale. O Clero Diocesano considera o Pe César como “Homem de sociabilidade indescritível e de generosidade inigualável”.
Por Kant de Voronha