Falando por ocasião da Missa Crismal, celebrada nesta Terça-feira (12/04), na Sé Catedral de Nampula, D. Inácio Saure confessou estar apreensivo com a indisciplina e libertinagem no uso dos meios de comunicação social, que invade os jovens e, nalgum momento, o clero. Ao mesmo tempo que constatou que o mundo digital em que vivemos exige de todos, e especialmente dos sacerdotes a formação de consciência.
“O mundo digital em que vivemos exige de todos, e especialmente de vós sacerdotes, um elevado sentido de responsabilidade pelos outros, no uso das redes sociais. Nunca serdes causadores de danos à humanidade com abuso no uso das redes sociais”.
Realçando a importância dos meios de comunicação social, D. Inácio afirmou que o seu correcto uso pode contribuir eficazmente para o bem-comum e maior progresso da sociedade humana. Sublinhou ainda que a veiculação das notícias deve respeitar as leis morais do homem, o seu legítimo direito e a dignidade.
Perante o cenário perigoso, o Arcebispo instou aos sacerdotes, que, como pais na fé, procurem a fomentar a boa imprensa, genuinamente católica, capaz de criar, formar e promover a opinião pública que não se contraponha ao direito natural.