A UCM, em Nampula, desafiou aos graduandos a melhorar a qualidade de vida na sociedade
A Universidade Católica de Moçambique graduou, no último Sábado (24/04), cerca de 412 estudantes nos graus de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, das Faculdades de Educação e Comunicação, de Direito e do Instituto de Educação a Distância.
Na Faculdade de Educação e Comunicação, para o grau de Licenciatura, foram graduados estudantes dos cursos de contabilidade e auditoria, Desenvolvimento Comunitário, Economia e Gestão, Gestão de Desenvolvimento, Gestão de Marketing, Gestão de Recursos humanos e relações Laborais, Gestão e Administração Educacional, Psicologia, Relações Públicas e Comunicação Estratégica e Serviço Social.
Enquanto que no Mestrado, na mesma Faculdade, graduaram estudantes dos cursos de Gestão e Administração de Negócios, Gestão de Desenvolvimento, Gestão de Recursos Humanos e Administração Educacional.
No Doutoramento, foram graduados estudantes dos cursos de Inovação Educativa e Ciências da Comunicação.
Na Faculdade de Direito, a UCM graduou para o grau de licenciatura a estudantes dos cursos de Administração Pública, Ciências Religiosas e Educativas, Direito e Tecnologias de Informação.
No grau de Mestrado, graduaram estudantes dos cursos de Administração Pública, Direito e Desenvolvimento Sustentável, Direito Administrativo, Direito Civil e Direito Fiscal.
Enquanto que para o grau de doutoramento, a Faculdade de direito apenas graduou estudantes do Curso de Direito Público.
Por outro lado, o Instituto de Educação a Distância graduou apenas estudantes do grau de licenciatura nos cursos de Administração Pública, Ensino de Biologia, Desenho, Educação Física e Desporto, Física, Geografia, História, Matemática, Português, Química e Gestão Ambiental.
A cerimónia de graduação teve lugar no Pavilhão de Desportos do Clube Ferroviário de Nampula e foi antecedida por uma Celebração Eucarística presidida por Dom Inácio Saure, Arcebispo de Nampula, o qual recordou que “um graduado da UCM deve vencer e convencer com competência e qualidade no mercado de trabalho e evitar envolver-se em esquemas que não dignificam a instituição formadora”.
Dom Inácio desafiou aos recém graduados a trabalharem respeitando a Ética e moral, para além da formação profissional.
Para o prelado em Nampula, os graduados da UCM não podem ser corruptos ou ladrões.
Entretanto, o reitor da UCM, Padre Filipe Sungo, disse no acto da graduação que os estudantes devem usar os conhecimentos para solucionar os problemas do país.
Por seu turno, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, partilhou 3 pilares que considera importantes e que devem ser do domínio dos graduados, para a melhoria da qualidade de vida do cidadão comum: “conhecimento, honestidade e justiça, são os três pilares em que se devem cingir na vossa vida profissional” – desafiou o governante.
Os graduados estão cientes dos desafios que tem pela frente para darem o seu contributo no desenvolvimento do país.
Numa mensagem, eles referem que esta é mais uma etapa na qual poderão enfrentar muitos outros desafios.
Para além do Arcebispo Metropolita de Nampula, estiveram presentes na cerimónia, o Magnifico Reitor da UCM Padre Filipe Sungo, o Secretário de Estado da Província de Nampula, Mety Gondola, o Governador de Nampula, Manuel Rodrigues Alberto, o representante do Presidente do Conselho Autárquico da Cidade de Nampula e Reitores das Universidades sedeadas em Nampula.
Por Elísio João