Gain procura melhorar o consumo de alimentos de origem animal em Nampula
Foi lançado, esta terça feira (26/04), na cidade de Nampula, um novo projecto que tem em vista melhorar o consumo de alimentos de origem animal, em Nampula.
O novo projecto está a ser implementado pela Gain e terá a duração de 5 anos, com um financiamento do Reino dos países baixos, avaliado em 14 milhões e meio de dólares norte americanos.
O Director da Gain em Moçambique, Gaspar Cuambe, disse no acto do lançamento do Projecto, que a intenção é fortificar os alimentos mais consumidos, para além de apoiar empresas locais na produção de alimentos de origem animal e ainda promover boas práticas alimentares.
Durante os cinco anos, o projecto procura promover o consumo de alimentos nutritivos nos corredores de Nacala e da Beira, numa altura em que mais de metade da população moçambicana sofre de desnutrição crónica, segundo o Director do Projecto João Alberto.
A fonte disse que a meta é atingir um milhão e meio de pessoas de baixa renda em todos os distritos da Província de Nampula.
O Governador de Nampula, Manuel Rodrigues, que procedeu ao lançamento do Projecto, disse tratar-se de mais uma oportunidade de emprego para esta província, que dispõe de condições para a sua implementação.
Destacou, por exemplo, os 570 quilómetros de costa que produz várias espécies de pescado, para além das quantidades enormes de ovos, frango e carne, produzidas nesta parcela do país.
A Província de Nampula continua com uma taxa de 53 porcento de desnutrição, principalmente em crianças, o que constitui uma preocupação para o governo, numa altura em que há problemas de financiamento associado ao tabú sobre o consumo de alguns alimentos com destaque para o ovo.
O Chefe do executivo Provincial lançou apelos para algumas direções provinciais no sentido de estimularem a produção de matéria prima.
Foi anunciado na cerimónia de lançamento do projecto “Melhorando o consumo de alimentos de origem animal”, que o sector privado terá um apoio para o fortalecimento das cadeias de valor de alimentos nutritivos, desde a produção até ao consumo final.
Por Elísio João