Há necessidade de criação de técnicas de aprendizagem da língua portuguesa nos estabelecimentos de ensino público e privado

Para melhor aprendizado da língua portuguesa é preciso que se crie técnicas específicas nos estabelecimentos de ensino público e privado.
Quem defende assim é o académico João Nansebo e a locutora da Rádio Moçambique, Delfina Cabral, que falavam por ocasião do dia Internacional da Língua Portuguesa, assinalado a 5 de Maio último.
Na voz do docente João Nancebo, há muitos desafios no seio dos pais e encarregado de educação no sentido de motivar os seus filhos a se familiarizarem com a gramática portuguesa.
Nansebo reconhece a existência de grandes desafios de ordem cultural e disse esperar dos membros da CPLP que consciencialização dos falantes da língua, visto tratar-se de um dos meios mais importantes para comunicação.
Por seu turno, Delfina Cabral disse que não se justifica que com o nível de literatura que Moçambique despõe ainda existam pessoas que gostam de abreviar erradamente as palavras, criando deficiência na língua.
Delfina insta às pessoas a cultivar a leitura para além de criar o hábito de escutar a Rádio, porque, segundo ela, estas duas formas facilitam no aprendizado da língua portuguesa.
Em 05 de Maio é comemorado o Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, no seio dos países chamados lusófonos, nomeadamente: Brasil Portugal, Angola, Cabo verde, Guine- Bissau, São Tome e Príncipe, Timor-Leste e Moçambique.
Por Lídia Chacate e Hélio Albano