Dom Ernesto Maguengue despede-se da Arquidiocese de Nampula com sentimento de gratidão

Dom Ernesto Maguengue despede-se da Arquidiocese de Nampula com sentimento de gratidão

Dom Ernesto Maguengue, Bispo titular de Inhambane, presidiu na manhã deste Domingo (15/5) a Eucaristia de despedida havida na Sé Catedral de Nampula concelebrada pelo Arcebispo Dom Inácio Saure e pelo Presbitério local representado por alguns sacerdotes.
Na sua pregação, Dom Ernesto convidou os fiéis para que imitem o amor de Cristo que se despojou até ao fim dando-se a si próprio pela sua morte na cruz.

Na ocasião, o prelado disse não encontrar palavras adequadas para dirigir ao povo de Deus pela sua estadia na Arquidiocese de Nampula no decurso de 8 anos. Foi um percurso no qual se sentiu bem acolhido de forma multiforme em todas as vertentes.
Em Nampula, Dom Ernesto, aprendeu o significado de ATOKWÈNE (chefe grande ou mais velho), mas na sua língua significa chimpanzé. E em todos os fiéis, Presbíteros, agentes de pastoral, lideres civis e governantes encontrou reverência e consideração como atokwène.
“No primeiro momento tive um impacto assustador quando ouvisse os anciãos a chamar-me atokwène porque na minha língua esta palavra significa chimpanzé. Mas depois fui explicado que atokwène quer significar Mais Velho”, referiu.
Durante a sua presença na Arquidiocese de Nampula, Dom Ernesto diz que sonhava em formar um movimento forte de papás cristãos “o meu sonho era ter um grande movimento dos papás na nossa Arquidiocese por isso fiz vários encontros com eles”.
Dom Ernesto exortou as famílias cristãs para que não se cansem de reavivar o seu enlace matrimonial. Com efeito, recorreu às expressões Otethèrya e wìsélela (reacender e soprar o fumo) como impulsos do amor reciproco. Convidou a todos para que continuem motivados na fé em colaboração com o Arcebispo.
Últimas recomendações:
“1. Que continuem a ser cristãos com duas pernas e uma cabeça. Oração/olompa (perna direita) diária, trabalhar/ovara muteko (perna esquerda) diariamente. Estudar/osoma (usando a cabeça) sempre.
2. Trabalhar para vencer o medo interior que devasta muitas pessoas.
3. É preciso que todos os cristãos amarrem a lenha. Juntar forças para alcançar a vitória que se deseja em todas dimensões da vida”
Refira-se que Dom Ernesto chegou na Arquidiocese de Nampula no ano de 2014 como Bispo Auxiliar, posteriormente foi nomeado Administrador Apostólico da mesma Arquidiocese e com a nomeação de Dom Inácio Saure para Arcebispo de Nampula, Dom Ernesto voltou a exercer a tarefa de Bispo Auxiliar. Desde 4 de Abril último, o Papa Francisco nomeou-o como Bispo Titular de Inhambane.

Por Kant de Voronha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *