Dom Inácio Saure abre a fase diocesana da IV Assembleia Nacional de Pastoral, em Nampula

Dom Inácio Saure abre a fase diocesana da IV Assembleia Nacional de Pastoral, em Nampula

Sob o lema “Reavivar o testemunho e a vivência da palavra hoje”, D. Inácio Saure, Arcebispo de Nampula, abriu esta manhã (09/06), a fase Diocesana da IV Assembleia Nacional de Pastoral em Nampula.

O prelado aproveitou a ocasião para instar que a Assembleia, nas suas três fases (Diocesana, da Província eclesiástica e nacional), seja tempo de reconciliação, de graça e de paz dentro das nossas comunidades, e na sociedade em geral.

“Dentro do povo de Deus, e nas diferentes comunidades, quantas guerras, invejas e ciúmes, mesmo entre cristãos?” – constatou D. Inácio Saure, que presidiu a missa de abertura da fase diocesana da IV Assembleia Nacional de Pastoral.

Daí que o apelo à paz na Província de Cabo Delgado, “e não à guerra entre nós em Nampula, basta a humilhação do povo em cabo Delgado. Porque onde há guerra são, sobretudo, o povo e os pobres que morrem”, consta de grande exigência lançada pelo prelado de Nampula.

Ouvidos em exclusivo pela Rádio e Televisão Encontro, os Arciprestes das diferentes regiões pastorais e delegados dizem esperar desta Assembleia mudanças significativas em respostas aos vários desafios pastorais da Igreja local.

Em suas palavras, o Padre Jacinto Augusto, Arcipreste de Meconta, disse esperar da Assembleia “contributos para o amadurecimento da Igreja local, caminhos para ultrapassar os vários desafios pastorais” e citou as temáticas em debate para o dia: Missão – ser uma igreja em saída, decididamente missionária, Diálogo Evangelho e Cultura, e Catequese e formação Cristã.

Reunido no Centro Catequético de Paulo VI de Anchilo, o evento vai durar cinco dias, congregando membros e delegados das cinco Regiões Pastorais (Cidade, Namaita, Meconta, Iapala e Angoche), entre leigos e consagrados (padres e irmãs).

 

Por Serafim João.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares