Moradores de Topene (Rapale – NPL) clamam por cuidados sanitários

Moradores de Topene (Rapale – NPL) clamam por cuidados sanitários

Os moradores da Comunidade de Topene, Localidade de Muterua, no distrito de Rapale (Nampula) exigem uma unidade sanitária mais próxima.

Segundo os nossos interlocutores, não tem sido fácil percorrer a distância de Topene para a vila sede de Rapale, que fica a 10 quilómetros daquela povoação.

Alguns moradores, entrevistados pela Rádio Encontro, exigem a quem de direito para resolver o problema que periga a vida da comunidade, com destaque para mulheres em tempo de gestação.

Entretanto, a luta pela igualdade de género é uma das prioridades para os moradores da comunidade de Topene.

Fernando Toquele, líder comunitário local, disse que várias actividades são levadas a cabo no sentido de incutir um censo comum saudável entre homens e mulheres muito mais o empoderamento da mulher naquela comunidade.

Fernando Toquele afirmou que todas actividades domésticas devem ser efetuadas por todos.

Para Toquele, apesar do homem ser chefe de um lar, todos têm os mesmos direitos.

Algumas progenitoras, que deram os seus depoimentos, afirmam que o amor não se pode trocar com violência, visto que existem homens que batem nas suas mulheres alegando que estão a exigir respeito.

No entender das nossas fontes, os violadores dos direitos da mulher não podem se refugiar no ciúme, porque, segundo afirmam, o amor não prejudica mas sim é carinhoso.

Por Malito João

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares