Corpo do Padre Giancarlo Obregon: transladado para Perú
Numa Missa de corpo presente, celebrada na paróquia de Santa Maria (cidade deNampula), na tarde da última segunda-feira (12/07), os fiéis católicos despediram-se do seu ente-querido sacerdote Giancarlo Obregon dos Oblatos de São José, falecido a 13 de Junho de 2022. Com apenas 33 anos, o padre morreu vítima de doença que, segundo o diagnóstico médico, se tratava de peritonite aguda e pancreatite.
Refira-se que foi durante a quarta operação que Deus decidiu levar a seu lado, no Hospital Central de Nampula, onde esteve de cama durante 41 dias. O seu corpo foi trasladado nesta segunda-feira para Perú, sua terra natal, onde se vai realizar o respectivo funeral.
Em sua homilia, Dom Inácio Saure, que presidiu à Missa exequial, encorajou aos fiéis e demais presentes que “a razão da nossa esperança é a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo: “se nós acreditamos que Cristo morreu e ressuscitou, então a nossa esperança tem razão de ser. É essa esperança que viveu o padre Giancarlo, é essa esperança que nos reúne neste momento, nesta Eucaristia – o Pão da Vida eterna. Acreditamos que o nosso irmão agora é nosso intercessor no Céu”.
Disse Dom Inácio que aquele sacerdote exerceu todo o seu ministério em Moçambique.
Até ao momento em que Deus o chamou para si trabalhava como vigário paroquial na Paróquia de Santa Maria (cidade de Nampula).
Numa autobiografia, consta que, nascido em Miraflores, Lima (Perú), a 06 de Outubro de 1988, foi ordenado diácono a 17 de Agosto de 2013 e a 30 de Agosto de 2014 sacerdote. Tendo partido, logo depois da sua ordenação sacerdotal, imediatamente a Moçambique como missionário.
A sua congregação descreve o Padre Giancarlo como homem de “uma personalidade rica em talentos. Generoso, entregue, sacrificado e caritativo. Sincero, aberto e comunicativo. Se inclinou muito para Filosofia, Josefologia e pelas coisas práticas, sobretudo a fotografia, poesia, teatro, música, publicidade e desenho gráfico. Durante a sua missão em Moçambique, se mostrou sempre alegre e muito entregue à educação dos jovens, suas qualidades artísticas levaram-no a realizar pequenos vídeos com jovens, muito ricos em conteúdo cultural e social com uma sólida mensagem cristã”.
Por Serafim João Muacua