A falta de balneários públicos cria mal-estar nas ruas e avenidas da cidade de Nampula.
Tem sido recorrente verificar nas ruas e avenidas da cidade de Nampula, sobretudo debaixo de algumas árvores que podiam até servir para passar um ar puro, transformadas em locais para urinar.
No dizer dos munícipes, este cenário cria um mal-estar no seio das ruas da cidade, razão pela qual a falta de balneários públicos é apontada como uma das causas que faz com que se verifique esta situação de imundície na cidade de Nampula.
Maira da silva considera deplorável a situação, pois o facto de as acácias estarem inundadas de urina provoca um cheiro insuportável e muito estranho.
A Associação Mentes Resilientes atira a culpa com as autoridades municipais pelo facto destas serem responsáveis pela sanidade pública.
Entretanto, o académico Pirai Oriente diz que o acto de fazer necessidades menores na rua deixa a desejar a qualidade da postura camarária.
Os utentes das vias, segundo a fonte, olham como única alternativa encostar as acácias por não existir um balneário público para o efeito, daí a necessidade de as autoridades municipais velarem pela situação.