Esta visão foi partilhada na manhã de hoje (26/08) pelo Pe Jacinto Augusto, Coordenador Arquidiocesano da Comissão de Justiça e Paz (CAJUPANA).
O clérigo falava à margem da cerimónia de Graduação de 12 jovens deslocados de guerra de Cabo Delgado que foram formados em matérias de Electricidade.
De acordo com a fonte, a formação visava potenciar aos jovens de conhecimentos e práticas que possam inseri-los na luta pela sobrevivência, mas com técnicas do saber fazer.
“A CAJUPANA selecionou estes 12 jovens como beneficiários deste curso de Electricidade porque estamos apostados na promoção de ajuda humanitária e formação profissional com vista a munir os deslocados de guerra de Cabo Delgado de ferramentas que contribuam para o seu bem-estar” referiu o Pe Jaconto.
Numa altura em que o terrorismo não dá tréguas em Cabo Delgado, apesar de haver cidadãos que regressam às suas aldeias, a fonte esclareceu que o número de graduados podia ser ainda maior. Entretanto, espera-se que num futuro próximo sejam alocados quites de material de trabalho para fortalecer as iniciativas dos graduados e sua entrada no mundo do empreendedorismo.
A nossa equipa de redação ouviu alguns graduados os quais louvando a iniciativa da CAJUPANA se comprometem a tornar realidade os conhecimentos adquiridos durante as aulas.