QUEM FOI A IRMÃ MARIA DE COPPI

QUEM FOI A IRMÃ MARIA DE COPPI

Irmã Maria De Coppi, missionária comboniana, nasceu em 1939 numa aldeia do nordeste da Itália, Santa Lucia di Piave. A irmã Maria pertencia à comunidade das Missionárias Combonianas na missão de Chipene (Memba) e estava há 59 anos em Moçambique, onde chegou pela primeira vez em 1963. Ela passou por várias missões: Anchilo, Meconta, Alua e Chipene, onde esteve a trabalhar na pastoral paroquial e, particularmente, dedicando-se à formação das mulheres.

A esperança e o testemunho de Jesus em alguns dos lugares mais pobres da terra sempre foi a missão da Irmã Maria De Coppi. Numa recente entrevista afirmou:

«Procuro estar perto das pessoas sobretudo ouvindo o que me dizem. Apesar da pobreza material, ouvir os outros continua sendo um grande dom, é reconhecer sua dignidade”.

Ela contou que muitas vezes dirigia a Deus uma oração aprendida com Dom Manuel Vieira Pinto, falecido bispo de Nampula quando foi expulso de Moçambique antes da Independência, que assim dizia:

«Agradeço-te ó Pai, porque me enviastes aos mais pobres, aos marginalizados e aos que não contam nada!».

Neste momento muitos são os interrogativos que surgem no coração dos homens e das mulheres de boa vontade: porque é que acontece tudo isto? Porque tanto sofrimento assim? Porque tantas mortes inocentes?

Quem é que  nos vai responder?

 

algumas fotografias da tragédia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

shares