A observação foi feita no seminário Propedêutico “Mater Apostolorum” durante a abertura do ano Académico e formativo 2023.
A Cerimónia de Abertura foi antecedida por uma celebração eucarística presidida por Dom Inácio Saure, arcebispo da Arquidiocese de Nampula a quem competia essa missão nesta instituição religiosa.
Durante a homilia, no percurso da santa missa, o bispo metropolitano de Nampula mostrou aos jovens que há escassez de padres, situação que deixa algumas comunidades e paróquias sem celebrações da eucaristia, dando-lhes a ver o quão é fulcral a sua formação para o bem de muitos cristãos.
Dom Inácio tomou da ocasião como oportunidade de chamar aos jovens seminaristas a necessidade de amarem-se uns aos outros, amor que se deve demonstrar na partilha de vários elementos formativos e extra formativos no processo continuo de dar resposta ao chamado de Deus.
Por sua vez, o magnifico reitor do Seminário Propedêutico “Mater Apostolorum” de Nampula, Padre Simone Adriano, mostrou-se satisfeito pelo fato de o número dos seminaristas para este ano, ser muito significativo.
Falou de cerca de 78 seminaristas internos, vindos das dioceses de Nampula e Lichinga e outros 46 vindos de várias casas religiosas.