Na Arquidiocese de Nampula, todas paróquias terão CCS este ano
A criação e consequente Oficialização da Comissão de Comunicação Social em todas as paróquias constitui prioridade ao nível da Arquidiocese de Nampula.
A informação foi dada a conhecer pelo respectivo coordenador a nível da Arquidiocese de Nampula Gelácio Manuel Rapieque, na abertura solene do ano das actividades daquela comissão, evento que teve lugar na Paróquia Santa Maria em Namicopo, arredores da Cidade de Nampula.
Rapieque, disse que os desafios sãos enormes para este ano pastoral, visto que, segundo ele, existem comunidades e paróquias que não percebem quando ouvem falar da comissão de comunicação social a nível da Igreja.
Aliás para sustentar a sua tese, a fonte realçou que como qualquer ministério ao nível da Igreja, esta comissão também está ao serviço de Evangelização, porque “Comunicar é Evangelizar“.
“São comissões que já estão estabelecidas nas paroquias, mas, existem paroquias que constituem um desafio enorme, por isso todos os párocos devem apoiar essa iniciativa para que continuemos a cumprir a nossa missão.” Esclareceu Rapieque, que apelou a todos os párocos e féis, no sentido de darem mão a esta comissão para a concretização dessa iniciativa em toda a província.
Entretanto o padrinho da Comissão de Comunicação Social ao nível da Arquidiocese de Nampula Júlio André, desafiou aos membros da comissão a intensificarem as actividades programadas para o ano pastoral, sobre tudo a importância deste ministério na Igreja.
“Há paróquias que dão bom testemunho mas me parece que existem outras que devem dar passos, porque essa comissão é mais um ministério, e pouco se fala dela na igreja”. – referiu Júlio André, que defende a necessidade de se publicitar mais essa actividade em todas as comunidades religiosas.
Emocionado e entusiasmado estava o pároco da Santa Maria Padre Ângelo Romano, por se tratar da primeira vez que a paróquia acolhe abertura do ano pastoral das actividades daquela comissão.
Constam no rol das actividades da comissão para o ano pastoral corrente, visitas as outras regiões pastorais da diocese de Nampula, retiros espirituais, capacitação dos membros em matérias de jornalismo básico, processo eleitoral entre outras.
Por Ofélio Adriano