O Sector dos serviços distritais de educação, Juventude e Tecnologia do distrito de Nampula, continua a garantir que nos próximos meses serão adquiridas e canalizadas carteiras nas escolas onde se regista défice desse mobiliário.
Apesar de o problema ser generalizado em todo distrito de Nampula, neste momento as atenções do sector estão mais viradas para as escolas primárias de Namiteca e Namicopo, todas nos arredores da cidade de Nampula, onde centenas de alunos continuam a receber aulas sentados no chão.
A informação, foi avançada por Cecília Tacarindua, directora dos serviços distritais da educação, Juventude, Ciência e Tecnologia em Nampula, a qual declarou perante órgãos de comunicação Social, que nos próximos dias, sem avançar a data, outras escolas do distrito de Nampula receberão carteiras, que no seu entender, vão minimizar o problema de alunos sentados no chão.
A ideia da dirigente, é colocar tolerância zero no que tange as crianças que estudam sentadas no chão, tendo em conta que esse fenómeno, dificulta o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Questionada sobre as carteiras roubadas por desconhecidos recentemente na escola primária de Namicopo, Tacarindua, disse que trabalhos estão sendo intensificados pelas entidades competentes para a neutralização dos meliantes.
“Mesmo sem carteiras na escola primária de Namicopo, por conta de roubo ocorrido recentemente, os alunos estão a receber aulas sem sobressaltos”. – clarificou a dirigente.