Uso de Línguas maternas melhora o processo de ensino e aprendizagem em Nampula

Sob lema educação multilíngue – uma necessidade de transformar a educação, celebrou-se nesta terça-feira, 21 de Fevereiro, em todo mundo, o dia da língua materna.
Na província de Nampula, as cerimónias alusivas a data, decorrerem no posto administrativo de Anchilo, distrito de Nampula, orientadas pela direção provincial da educação e desenvolvimento humano em coordenação com a USAID através do programa ̎Saber̎, projecto que tem vindo a ajudar o sector, no que se refere ao ensino bilíngue no pais.
Célia Ayuba, representante do programa ̎Saber,̎ aproveitou a ocasião para dar a conhecer que esse programa está para a melhoria da aprendizagem dos alunos na componente de leitura, escrita e contagem.
A fonte disse que o programa Saber abrange quase todos distritos da província de Nampula.
Por seu turno, Rodrigues Ussene, director do gabinete do Governador da província de Nampula, avançou que a lecionação em línguas maternas, veio dinamizar o ensino e aprendizagem, resgatando a identidade cultural para que a nossa língua não possa morrer.
Segundo Rodrigues Ussene, das 1.033 Escolas Primarias, 976 têm apoio da USAD através do programa Saber e que leccionam com a modalidade bilíngue.
Uma modalidade que segundo a fonte, veio para ficar, visto que, nota-se uma evolução qualitativa dos alunos que aprendem em línguas Emakhuwa e Portuguesa, dai ter considerado como vantajosa para as crianças que entram na escola pela primeira vez.
Dados em nosso puder indicam que o dia mundial da língua materna foi instituído em 1999 pela UNESCO, com objectivo de galvanizar a educação, ciência e cultura.
Por Florêncio Alfredo