A Mulher com problemas de deficiência na cidade de Nampula continua a se sentir descriminada e excluída na Sociedade.
Numa altura em que se multiplicam esforços para a inclusão da pessoa com deficiência em todas as esferas da Sociedade, Adelaide Maria Marques veio em publico, denunciar que prevalece a falta de inclusão da Mulher na província, Principalmente nos Sectores de Educação e Saúde.
Adelaide Marques referiu que as mulheres com problemas de deficiência não são inclusas nos planos traçados, em quase todos os sectores de actividades.
Acrescentou que devido a esse factor, elas continuam vulneráveis a várias situações e dependentes.
“Estamos a ser descriminados nos diversos sectores de actividades e como consequência disso, somos dependentes e vulneráveis a tudo”. – lamentou Adelaide Marques, que defende a necessidade de a sociedade mudar de comportamento, numa clara alusão de que, segundo a constituição moçambicana, todos somos iguais e membros dessa sociedade.
Por sua vez a Oficial de desenvolvimento e capacidades do programa “Aliadas”, Jéssica Manjate, disse que no processo de levantamento de necessidades, surgiu a ideia de empoderar as Associação das Mulheres com Deficiências, disponibilizando ferramentas de Gestão de renda.