O Instituto Nacional de Segurança Social em Nampula pretende confirmar a existência ou não dos pensionistas durante a prova anual de vida.
A prova anual de vida lançada esta segunda feira, 13 de Março, poderá terminar em Junho.
Para tal, foram criadas na Província de Nampula 10 brigadas, que vão funcionar nos distritos de Nacala-Porto, Angoche, Monapo, Ribaué e Eráti.
Durante o processo, o INSS em Nampula espera provar a vida de 8.959 pensionistas.
Falando no acto do lançamento da prova anual de vida, o director provincial de justiça e trabalho em Nampula, Cachimo Raul, recordou que a participação de todos os visados no processo é obrigatória, porque com ele, pretende-se certificar a existência física do pensionista.
“Essa actividade, permite que o INSS melhore a gestão do sistema de segurança social, garantindo os direitos dos cidadãos. Por isso é necessário que todos participem”. – recordou Cachimo.
Foi anunciado no acto do lançamento que o pensionista que na provar a sua vida, até o fim do processo, poderá ver a sua pensão suspensa.
A prova de vida, recorde-se, é gratuito e acontece periodicamente, para atualizar o sistema, e ajudar a localizar os beneficiários.