FEC em Nampula, 25 anos com espírito de desenvolver a sociedade, usando a Ciência
A Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique em Nampula, celebrou esta 2ª feira, 27/03, o seu vigésimo quinto aniversário da sua fundação.
O evento, ora festivo, teve lugar na respetiva faculdade e foi antecedido por uma celebração eucarística presidida pelo padre António Canera, capelão da UCM em Nampula.
Após a celebração da missa, o Professor Doutor e Reitor da Universidade Católica de Moçambique, Padre Filipe Sungo, disse que os 25 anos de existência da FEC significam crescimento e sobretudo a consolidação do planeado, que é desenvolver a sociedade usando a ciência.
Prova de que seja, na verdade, um crescimento, segundo a fonte, são vários profissionais que exercem suas funções em várias áreas sobretudo as que de forma direta influenciam no desenvolvimento da sociedade.
Neste período todo, não faltaram desafios, como sublinhou o padre Sungo, ao falar da formação de pessoas competentes, sobretudo nutridas com a ética e moral. No entanto, assegurou serem desafios já ultrapassados.
Os próximos anos, como garantiu o dirigente da Universidade Católica de Moçambique, serão anos de aumento de meios que promovam um ensino qualitativo.
Por sua vez o Padre Canera, fez saber que celebrar 25 anos simboliza alegria, não só, mas também um espaço para a reflexão.
Perguntado sobre a inserção dos estudantes vindos de outras religiões, o capelão da UCM em Nampula afirmou confiante que o facto de a Universidade ser católica, não significa fazer católicos os seus estudantes.
Antigos trabalhadores desta instituição de ensino superior em exercício de suas funções, dizem-se orgulhosos, uma vez que, os 25 anos implicam trabalho árduo, cujos frutos ainda são visíveis.
Por Ernesto Tiago