A pandemia das igrejas em Moçambique
Por Pe. Ananias Milissão
Moçambique conta, actualmente, com pouco mais de 900 igrejas legalizadas. Entretanto, o país tem conhecido um aumento substancial de seitas religiosas e tem mais de mil confissões religiosas operantes mas ainda não registadas em Moçambique. O Governo está a preparar uma legislação para regulamentar as igrejas em Moçambique substituindo a de 1971.
O homem é por natureza e vocação, um ser religioso. Desejar a Deus é um sentimento inscrito no coração do homem, porque o homem foi criado por Deus e para Deus. O homem não vive uma vida plenamente humana senão na medida em que livremente vive a sua relação com Deus (CIC 27) através da prática da religião. De facto, a religião não é pura invenção da inteligência humana nem fruto da condição social do próprio homem, pois todo o homem, independentemente da sua condição social (seja rico ou pobre, feliz ou infeliz, empregado ou desempregado) é um ser religioso. A ser assim, a religião não pode ser usada como instrumento de combate e eliminação de problemas pessoais relativos a finanças, amor, emprego entre outros, pois a religião faz parte do ser do próprio homem cuja dignidade e felicidade consiste na sua união e no diálogo permanente com Deus (GS 19,1).
A Igreja substitui o Estado?
Embora as alegrias e as esperanças, as tristezas as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos mais pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo e da Igreja (GS 1), não é papel da igreja e da religião acabar com os problemas materiais dos homens.
Na verdade, cabe ao Estado garantir coesão, unidade e organização social de modo que o bem comum seja usufruído por todos os cidadãos de modo a levarem uma vida verdadeiramente humana (DSI 168). Porém, visto que a missão do Estado de garantir o acesso aos bens disponíveis a todo o cidadão encontra-se seriamente comprometida por causa da corrupção que cria estruturas de pecado, nos dias de hoje, notamos na sociedade moçambicana o aparecimento em massa de igrejas que substituem o Estado na sua tarefa de garantir o bem-estar dos cidadãos, através do anúncio de um outro tipo de evangelho diferente do evangelho de Cristo: trata-se do evangelho da prosperidade.
Evangelho da prosperidade
Eclodiu na sociedade moçambicana uma nova epidemia, a epidemia das igrejas caracterizadas pelo anúncio da graça barata que é o discipulado sem cruz (Bonhoeffer). Todo o mundo quer ser discípulo de Cristo, mas não de Cristo que morreu na cruz. As igrejas aparecem a comercializar a graça divina pregando a solução para todo tipo de tristeza, sofrimento e desespero do homem de hoje. Deixam de anunciar o arrependimento que conduz à salvação (2 Cor 7,10) e pregam a prosperidade e o sucesso material, uma verdadeira deturpação dos ensinamentos bíblicos. Deus já não é o Deus dos pobres, dos que choram, dos famintos (Lc 6, 20-21) passou a ser Deus dos ricos, dos felizes, dos saciados. Na luta desesperada pela busca de melhores condições de sobrevivência é possível notar que estamos diante de uma sociedade ignorante e insensata. Diante das promessas de uma vida melhor e próspera (técnica usada para atrair mais adeptos), os moçambicanos acreditam ingenuamente que a pobreza, a falta de oportunidade de emprego, as doenças e muitos outros males sociais, sejam fruto da maldição e do castigo por um pecado cometido (Jo, 9,1-2).
Igreja superstição social?
As igrejas representam hoje uma forma moderna de superstição social. Não se ama, não se adora nem se presta culto a Deus por ser nosso dever e para nossa salvação, mas por se acreditar, de braços cruzados, na retribuição de uma vida abençoada e próspera. Não serão, hoje em dia, as igrejas o ópio dos moçambicanos (Karl Marx)?
As igrejas têm sido refúgio e reposta da pobreza material que o homem não consegue superar, por isso, acredita-se que é indo à igreja que se adquire emprego, saúde, consegue-se conceber e encontrar um cônjuge. Face a tão grande insensatez social percebemos que a pobreza multiplica os endemoninhados (acredita-se que os pobres sejam pobres por estarem possuídos por maus espíritos) e a ignorância multiplica os exorcistas (que querem acabar com os problemas sociais através das orações).
Fé versus ignorância
Nota-se ainda que aliada ao desespero está a perda aguda da racionalidade, confunde-se a fé com a ignorância: o meu povo perde-se por falta de conhecimento (Os 4,6), a ponto de em nome da fé, e para sair do desespero, as pessoas desnudam seus corpos para que os pastores possam ungir e abençoar seus órgãos genitais a fim de tornarem-se férteis e fecundos. Portanto, a pandemia das igrejas em Moçambique é uma realidade fora do controlo das autoridades competentes, de modo que não se sabe quantas igrejas existem e onde operam, pois a cada dia vão surgindo novas igrejas e em qualquer esquina, e são igrejas cheias de gente vazia de fé. E, paulatinamente, a sociedade moçambicana, da pandemia vai desaguar, num futuro breve, no pandemónio.
BOX
Os referidos pastores e profetas usam a Bíblia e a interpretação desta muitas vezes de forma subjectiva. Usam água, supostamente abençoada por Deus, e fazem imposição das mãos nas cabeças dos seus crentes para deleitar a clientela.
As igrejas emergentes trazem pessoas preparadas para servirem de testemunhos de sucesso. Os profetas com gritos, choros e muita descarga emotiva lançam mensagem aos seus crentes.
A pobreza e o momento difícil por que o país passa está a criar espaço para que as igrejas prosperem. Parece que na sociedade moçambicana “já não há crentes, mas sim consumidores de produtos sagrados. Temos crentes consumidores de milagres”.