Motorizadas vão reforçar acção governativa nos distritos
O Conselho Executivo Provincial de Nampula está a reforçar a sua Acção governativa ao nível local, com a disponibilização de meios circulantes.
Ontem, segunda feira, o chefe do Executivo Provincial Manuel Rodrigues, procedeu a entrega de 10 motorizadas, para igual número de distritos.
Para Manuel Rodrigues, as motorizadas poderão apoiar a implementação das actividades nas áreas de abastecimento de água, saneamento do meio e higiene, no âmbito do PRONASAR na Província de Nampula.
Com essas motorizadas, no entender do Governador da Província, os governos distritais vão ter capacidades para fazer a monitoria e fiscalização dos sistemas de abastecimento de água, conhecido que, esse precioso líquido, é um bem essencial para a população.
Manuel Rodriguês assumiu a responsabilidade de o governo, ter a obrigação de prover água em quantidade e qualidade às populações, sendo daí que o seu executivo, segundo deu a entender, tem vindo a trabalhar com vários parceiros.
A intenção do governo Provincial é fazer com que até 2024, os níveis de abastecimento de água subam dos actuais 58 para 80 porcento.
Manuel Rodriguês voltou a pedir aos técnicos do sector de água e saneamento ao nível dos distritos beneficiários, para que usem de forma racional os meios disponibilizados, reportando em tempo real sobre o funcionamento dos 200 sistemas de abastecimento de água construídos na província, incluído outras infraestruturas da área.
“Apelamos para usarem corretamente esses meios porque, mal usados, podem trazer desgraça”. – disse Manuel Rodriguês, pedindo para que os usuários “respeitem a velocidade e não conduzirem em estado de embriagues”.
O governador de Nampula está ciente que a quantidade das motorizadas não cobre toda a província, por isso disse que “vamos caminhar até que todos os distritos sejam equipados de meios circulantes que possam permitir a fiscalização e monitoria dos sistemas de abastecimento de água”.
Os beneficiários acreditam que os meios circulantes que receberam, vão solucionar o problema relacionado com a falta de monitoria e fiscalização das infraestruturas dos sistemas de abastecimento de água, uma vez que, segundo observaram, “existem comunidades onde não se pode chegar de carro, mas que com a motorizada, pode se fazer a monitoria e fiscalização”.
Refira-se que a Província de Nampula tem 23 distritos, e com a alocação das 10 motorizadas, faltam ainda 13, que precisam desses meios.
Os distritos beneficiários nesta primeira fase, são: Nacala, Mossuril, Nampula, Meconta, Mogincual, Larde, Liúpo, Ilha de Moçambique, Nacarôa e Memba.
Por Elísio João