Por que a igreja guarda o domingo e não o sábado?

Vamos falar sobre o domingo e o sábado, dias sagrados para duas tradições religiosas importantíssimas para a vida da humanidade: o sábado, dia sagrado ao Judaísmo, e o domingo, dia sagrado ao Cristianismo.
Leia mais em – https://veritatiscatholicus.com.br/guardar-domingo-ou-sabado-dia-do-senhor/
Segundo a Bíblia, no livro do Génesis, Deus criou o mundo em seis dias consecutivos. Essa narrativa poética da Criação é belíssima e termina com a convocação ao descanso. Todo trabalhador merece ter um dia reservado para descansar e louvar a Deus. Para o judeu, esse dia é o shabat, o sétimo dia da Criação. Nele Deus repousou. Ora, se até Deus descansou um dia, quanto mais eu, pobre mortal; preciso ter a dignidade de um dia para repor minhas energias físicas e espirituais.
Mas onde entra o domingo?
Como houve essa mudança do dia de descanso de sábado (sétimo dia), para o domingo (primeiro dia)? A tradição cristã de santificação do domingo repousa suas raízes no evento maravilhoso da Ressurreição de Jesus Cristo. Esse mistério insondável de amor, o maior de todos, fez com que a atenção cristã se voltasse para o primeiro dia da semana como o mais santo de todos, afinal era o primeiro dia da semana (domingo) quando as mulheres foram ao túmulo e o encontraram vazio.
Os Apóstolos celebravam a Missa “no primeiro dia da semana”; isto é, no Domingo, como vemos em At 20,7: “No primeiro dia da semana, estando nós reunidos para a fração do pão…” Em Mt 28, 1 vemos: “Após o Sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ao Sepulcro…” Em Ap 1, 10, São João fala que “no dia do Senhor, fui movido pelo Espírito…” e a coleta era feita “no primeiro dia da semana” (1Cor 16,2).
Nenhum outro dia é mais santo do que este, no qual Jesus venceu a morte e nos libertou definitivamente do pecado. Santificar esse dia foi decisão unânime da comunidade cristã, que desde o começo passou a se reunir para rezar sempre aos domingos. Até mesmo o nome desse dia vem dessa experiência pascal – dies domini – o dia do Senhor, o Domingo! Com isso, a tradição religiosa judaico-cristã conversa a necessidade de ter um dia reservado para o louvor do Senhor e para nosso descanso físico e espiritual. Aproveite e aprenda a lição do domingo: é preciso ter tempo para Deus!