Conto do cágado e o leopardo
Os contos africanos são narrativas curtas e com linguagem simples, que transmitem ensinamentos e memórias da cultura de vários povos da África. São transmitidos oralmente e a autoria de muitos deles é desconhecida.
As lendas africanas contam várias histórias que retractam a cultura do continente ensinando valores importantes. As lendas são narrativas de carácter fantasioso transmitidas através da tradição oral.
Conto do cágado e o leopardo
“De repente o cágado caiu numa armadilha. Um buraco profundo coberto por folhas de palmeiras que havia sido cavado na trilha, no meio da floresta, pelos caçadores da aldeia para aprisionar os animais.
O cágado, graças a seu grosso casco, não se machucou na queda, mas … como escapulir dali? Tinha que encontrar uma solução antes do amanhecer se não quisesse virar sopa para os aldeões …
Estava ainda perdido em seus pensamentos quando um leopardo caiu também na mesma armadilha! O cágado deu um pulo, fingindo ter sido incomodado em seu refúgio, e berrou para o leopardo:
“- Que é isto? O que está fazendo aqui? Isto são modos de entrar em minha casa? Não sabe pedir licença?!”
E quanto mais gritava. E continuou…
“- Não vê por onde anda? Não sabe que não gosto de receber visitas a estas horas da noite? Saia já daqui! Seu pintado mal-educado!”
O leopardo bufando de raiva com tal atrevimento, agarrou o cágado… e com toda a força lançou-o para fora do buraco!
O cágado, feliz da vida, foi andando para sua casa tranquilamente!
Ah! Espantado ficou o leopardo”. (Ernesto Rodríguez Abad)
Resumo:
Este texto narra a astúcia de um cágado para escapar dum buraco profundo onde tinha caído.
O que este conto ensina?
Que diante de uma situação difícil, devemos usar nossa inteligência para encontrarmos uma solução.
Lenda da Galinha-do-mato
Essa é uma lenda que conta como a galinha-do-mato foi criada.
Conta-se que há muito tempo as aves viviam todas juntas, no mesmo ambiente. Mas, aos poucos, foi crescendo o sentimento de inveja entre elas e a convivência ficou muito difícil.
O pássaro mais invejado era o corvo. O macho tinha uma aparência muito bela com penas negras; já a fêmea tinha o corpo em tons de preto e pardo-claro. Todos queriam ser bonitos como essa espécie.
O corvo sabia que era muito bonito e invejado e prometeu aos outros pássaros que usaria seus poderem mágicos para transformar suas plumagens em brilhantes tons de negro se todos eles o obedecessem.
Entretanto, nem todos os pássaros foram obedientes. O corvo então ficou muito bravo e alterou as características das espécies das aves.
Sendo assim, a galinha-do-mato foi transformada em um animal magro com uma fraqueza constante. Seu corpo tornou-se pintado assim como o do leopardo com manchas.
Dessa maneira, o leopardo devoraria a galinha-do-mato pois não suportaria ver outro animal tão belo como ele. Essa foi a lição que a galinha-do-mato recebeu por sua inveja.