Páscoa é mistério de vida
Ao celebrarmos a Páscoa da Ressurreição temos que nos centrar na Pessoa de Jesus Cristo, sacrifício da Nova Aliança e fazermos Memória como cumprimento do Seu mandato: “fazei isto em memória de mim”. Em toda a celebração da santa Missa, nos Domingos, dia do Senhor, celebramos a Páscoa da Ressurreição como a maior herança de Cristo, o Redentor.
No Antigo Testamento, o povo de Israel lembra a passagem do Mar Vermelho. O termo Páscoa é transliteração grega do aramaico paschá e do hebraico pesah. A teologia israelita assumiu o termo memorável festa primaveril Javé “saltou, passou adiante” das casas dos israelitas assinaladas pelo sangue do cordeiro sacrificado, poupando-as (Ex 12,13.23.27).
No Novo Testamento, a festa é conhecida com dois elementos de origem diferente que se desenvolveram juntos até chegar a formar uma unidade: a verdadeira e autêntica celebração nocturna em torno do cordeiro (pesah); e a semana dos ázimos.
Páscoa, centro da vida cristã
A centralidade da celebração pascal na vida do povo de Deus, e a coincidência da morte e Ressureição de Jesus com a páscoa judaica, faz com que esta celebração se torne o centro e o ponto mais alto da nossa fé e do nosso agir. Na semana Santa a Igreja faz-nos percorrer e reviver, fazendo memória, a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, na quinta e da Paixão de Jesus na sexta, para chegar a noite da vigília pascal na qual o grito de aleluia é o clamor do povo de Deus que acolhe a grande notícia que o Crucificado já é Ressuscitado. Trata-se da Mãe de todas as noites, a Grande noite. O canto do exulte enfatiza que se trata da noite que muitos povos esperaram, uns viram e outros não.
A sequência da Celebração da Páscoa é: Liturgia da Luz, procissão para o local da Missa, canto do exulte, proclamação da Palavra de Deus e homilia, rito do Baptismo e a parte da Liturgia Eucarística.
Aleluia e Vinde Santo Espírito
O Período da Páscoa é de Cinquenta dias, encerrando com o domingo de Pentecostes.
Páscoa da Ressurreição é o centro da vida cristã que se prepara durante quarenta dias que é o tempo da Quaresma.
Páscoa é de tempo da Salvação
Páscoa é tempo de alegria
Páscoa é tempo de vida renovada em Cristo
Páscoa é tempo de sair da Morte para a Vida
Páscoa é tempo de abraçar novos projectos pessoais e comunitários
Páscoa é tempo de renovar os compromissos do Baptismo
Páscoa é tempo de acolher novos irmãos em Cristo
Páscoa é comunhão e unidade
Páscoa é buscar um mundo justo e fraterno
Páscoa é tornar-se “Cristo” hoje e dar vida aos outros
Páscoa é deixar que nossa família seja a nova Jerusalém que acolhe a Grande Notícia de que Jesus ressuscitou verdadeiramente, Aleluia.
O Jesus Crucificado é agora Ressuscitado – aleluia.
Por Pe. Fonseca Kwiriwi, CP