Mais Técnicos Médios de Saúde para o mercado de emprego
Mais Técnicos Médios de Saúde para o mercado de emprego
O Instituto de Gestão de Ciências de Saúde – IGCS, lançou no último sábado, 08/04, para o mercado de emprego, 398 Técnicos médios de Saúde, nas áreas de SMI, Enfermagem Geral, Técnicos de medicina Geral e de Farmácia.
Desse número, 299 são mulheres e 99 homens, os quais em coro, juraram aplicar os conhecimentos adquiridos com zelo e dedicação, valorizando a pessoa humana, em qualquer canto deste moçambique.
Numa mensagem, os graduados recordaram os momentos difíceis durante a formação, mas que serviram para amadurecer o espírito de servir com amor aos que precisarem.
Para eles, os anos de formação, assim como os de estágio, foram desafiadores e agradeceram todo apoio prestado pela instituição e pelos seus pais e encarregados de educação.
A Directora Geral do IGCS, Carima Fátima, recordou que esta é a VI graduação do instituto que dirige, e que durante os 9 anos de sua existência, muitos profissionais foram formados, estando a contribuir neste momento, no sector de Saúde, nas diferentes áreas.
Carima Fátima sublinhou que durante os 9 anos, o IGCS mostrou-se comprometido com a qualidade de ensino.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do IGCS, Paulo Henriques, recordou aos graduados que desta feita, começa um novo desafio, olhando pelo mercado de emprego.
Porém, lamentou o facto de em moçambique, a seleção de pessoas para o emprego, com destaque para a área de saúde, não ser feita de forma justa, tendo pedido a ordem dos enfermeiros para intervir nisso.
A Ordem dos Enfermeiros de Moçambique, na pessoa do seu representante, Felizardo Raul, anotou que a concorrência no mercado de emprego é um desafio para os recém graduados.
Entretanto desencorajou aos novos técnicos a prática de corrupção nas instituições hospitalares onde forem trabalhar, ao mesmo tempo que pediu para não se meterem no esquema de venda de medicamentos, porque, segundo ele, isso poderá manchar a carreira.
Outra exortação veio dos serviços de representação do Estado, na voz de Angelino Cipriano, o qual desafiou aos novos técnicos a absterem-se do mau atendimento e que esta consciente de que vão contribuir na redução do défice de profissionais no sector.
Para além de entrega de certificados, a VI cerimónia de graduação de Técnicos Médios do IGCS, foi caracterizada por atribuição de prémios aos melhores estudantes dos 4 cursos, acompanhado por atuação de músicos de referência na província de Nampula.
Por Elísio João