A tristeza do verdadeiro Cristão se converterá em alegria.- Recorda Dom João Carlos
Dirigindo-se aos fieis católicos na Se Catedral de Nampula, o Arcebispo de Maputo, Dom João Carlos recordou que, segundo as escrituras, nada e ninguém pode tirar a alegria recebida de Deus.
Foi nessa homilia, no terceiro dia da Assembleia Nacional de Pastoral, na qual Dom João Carlos referiu que, como cristãos, sejamos felizes nas provações e fortes no Senhor.
Não temas, continua a falar e não te cales, – recordou Dom João Carlos, acrescentando que com essas palavras, o Senhor está a confirmar a missão de nós reavivarmos a sua palavra, porque, segundo Jesus Cristo, “Haveis de chorar e lamentar, ao passo que o mundo há-de alegrar. Vós haveis de estar tristes mas a vossa tristeza vai converter-se em alegria”.
Esta, segundo o prelado, “trata-se de uma alegria que supera a tristeza, porque Jesus Cristo, dirigindo-se aos seus discípulos, deixou claro que mesmo com coisas desafiadoras, nada pode tirar a alegria daqueles que permanecem na palavra de Deus”.
O encontro esta a criar muitas espectativas para o povo da província de Nampula.
Alguns munícipes entrevistados esta sexta feira, 19/05, esperam que os representantes da Igreja Católica em Moçambique, reunidos nesta cidade, possam criar mecanismos para o fim do terrorismo em Cabo Delgado e consolidar a união dos cristãos.
“Espero que a Assembleia Nacional de Pastoral, poderá renovar a fé dos irmãos e converter os corações dos malfeitores que aterrorizam a província de Cabo Delgado”. – disse Francisco Muamunue, crente Católico residente na cidade de Nampula.
A espectativa de Francisco Muamunue foi partilhada por Adélia Navalha, da Paróquia Santa Cruz em Nampula, e membro da Associação das Mamas Católicas de Moçambique- AMACAMO, a qual espera que os problemas enfrentados pela igreja Católica, relacionados com a fraca maturidade na fé, venham a ser ultrapassados, a partir desse encontro Nacional da Igreja Católica.
“Parece-me que a fé de muitos irmãos Católicos está a esfriar e como consequência disso, entregam-se em outras ceitas religiosas, onde há promessas de prosperidade”. – referiu a nossa fonte, pedindo para que esse pormenor seja discutido no encontro Nacional de Pastoral, porque segundo ela, “a igreja está a perder muitos fieis”.
Em conferência de imprensa, no término dos trabalhos do segundo dia, o porta voz da IV Assembleia Nacional de Pastoral, Dom João Carlos, referiu que os órgãos de comunicação social que pertencem a igreja, têm o desafio de anunciarem a palavra de Deus usando a Internet e trabalhando em comunhão.
Algumas arquidioceses e Dioceses do nosso pais, têm suas Rádios e outros meios de comunicação social, seria bom que criassem uma rede para trabalharem em comunhão. – Observou Dom João Carlos, esperando que essa seria uma das formas de fazer chegar a palavra de Deus as comunidades que ainda precisam dela.
Nesta 6ª feira, 19/05, os Arcebispos e Bispos de todo país reservaram o dia para falarem da pastoral da Família e Pastoral Juvenil, Catequese e formação cristã, assim como o Cristão e o compromisso Social na componente da sustentabilidade da Igreja.
Por Elísio João