Eleições gerais 2024: “inscrição dos concorrentes arranca a 22 de Abril”

Eleições gerais 2024: “inscrição dos concorrentes arranca a 22 de Abril”

Mais de cinco milhões de pessoas do universo de sete milhões já foram inscritas, desde o arranque do recenseamento eleitoral. A CNE citado pelo O País, diz que a inscrição dos concorrentes às eleições gerais arranca a 22 de Abril.

Podem concorrer para o destino dos próximos cinco anos do País partidos políticos, coligações de partidos ou grupos de cidadãos eleitores cativados. Os candidatos podem inscrever-se entre os dias 22 de Abril e 7 de Maio para concorrer nas eleições gerais de 9 de Outubro.

Carlos Matsinhe, presidente da Comissão Nacional de Eleições, exortou a todos os partidos políticos e grupos de cidadãos eleitores proponentes para que colaborem de boa-fé com os órgãos eleitorais e que submetam os processos para fins eleitorais como as candidaturas, dentro dos prazos estabelecidos, e quanto mais cedo melhor, para evitar constrangimentos de última hora.

A apresentação da candidatura a Presidente da República é feita perante o Conselho Constitucional.

Até ao dia 13 de Abril, mais de 5 304 110 foram recenseados, o que corresponde a 70 por cento do universo de 7 494 011 eleitores previstos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *